Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você sabe como funciona o sistema de mapeamento de trânsito do Google? Através da geolocalização do seu celular, combinado com informações sobre a velocidade de outros celulares, ele consegue captar a quantidade de automóveis numa vida e sua velocidade. Desse jeito, é possível identificar quantos carros estão parados na rua e qual a intensidade de um congestionamento.
O artista Simon Weckert, um alemão conhecido pelas suas intervenções e performances, ‘hackeou‘ o sistema do Google Maps. Ele andou com um carrinho de mão carregado de 99 celulares e conseguiu causar um grave congestionamento artificial nas pontes de Eckerbrucke e An der Schillingbrücke, em Berlim, ao lado da sede do Google na capital alemã. A intervenção artística, além de viralizar, causou uma grande reflexão.
– Cidade italiana bane uso de Google Maps por deixar muitos turistas em apuros
Intervenção de Simon Weckert causou reflexão acerca do poder da tecnologia na mudança de nossa realidade
Como os serviços de geolocalização de nossos celulares estão cada vez mais precisos e quase sempre ligados, esse tipo de informação pode ser alterada e manipulada de acordo com as vontades e falhas de um aplicativo.
– Gatinho é flagrado pelo Google Maps em momento mais que fofo em Roma
Foi isso que Simon quis demonstrar em suas performances ‘Google Maps Hacks’. Com 99 celulares, ele conseguiu alterar a percepção da realidade física e mudar o caminho de diversos motoristas que evitaram a ponte.
“Nós estamos altamente focados nos dados e tendemos a vê-los como objetivos, não ambíguos e livres para interpretação. Ao fazer isso, existe uma cegueira nos processos que geram os dados e a suposição que números falam por si só. Não só a coleta dos dados dá espaço para interpretação, mas processos de computador também permitem outras interpretações”, afirmou Simon à Motherboard.
– Nome ‘Palestina’ não aparece no Google Maps, denunciam jornalistas
“Como as suas ferramentas de localização, o Google criou uma plataforma que permite usuários e empresas a interagir com mapas de uma nova maneira. Isso significa que questões relacionadas a poder no discurso da cartografia devem ser reformuladas. Qual a relação dessa intervenção com as técnicas de supervisão, controle e poder no nosso espaço geográfico? Esses mapas determinam nosso comportamento, imagens e vidas de seres humanos, exercendo poder e controlando o conhecimento?”, explicou o artista em seu website.
Confira o vídeo que demonstra como Weckert hackeou a realidade usando a tecnologia do Google:
Publicidade
Os gregos antigos fetichizaram o corpo masculino em esculturas que representam homens poderosos e cheios de músculos....
Segundo o horóscopo chinês, 2021 será o Ano do Boi, período de superação através do trabalho, do esforço e do...
O artista ucraniano Oleg Shupliak acaba de atualizar todas as expectativas sobre o que é uma boa ilusão de ótica....
Estrela do filme da Disney 'Rainha de Katwe' ao lado de Lupita Nyong’o, Nikita Pearl Waligwa, morreu aos 15 anos,...
O ator estadunidense Tom Cruise é famoso dispensar dublês em seus filmes de ação e realizar ele mesmo algumas das...
Histórias podem ser contadas de diversas formas, e a que o fotógrafo Thomas Lekfeldt encontrou para contar a da...
O grupo criativo Inspiration Page criou mais um projeto. Eles observaram que hoje em dia muita gente quer...
Em 2015, a artista suíça Mona Caron foi convidada a deixar sua marca em São Paulo. Com um trabalho que evoca a...
Os cartoons são uma ótima maneira de expressar ideias e também de retratar (e criticar) a realidade que percebemos...