Criatividade

Criativa Mente: projeto promove cuidado com saúde mental por meio da arte e da criatividade

por: Gabriela Glette


Atualmente mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde. De acordo com a organização, esta já é a doença mais incapacitante do mundo, mas infelizmente ainda é vista como um tabu pela sociedade. Uma das maneiras de tratar deste assunto de forma mais leve e aberta, é através do diálogo e da introdução da arte, que como já diversas pesquisas científicas já mostraram pode e deve ser um caminho para a cura. Foi pensando nisso que surgiu o projeto Criativa Mente em 2019, idealizado por Karol Martins. Ao reparar que sua mãe, que sofria um caso grave de depressão, melhorava sempre que tinha contato com a arte, ela decidiu criar este projeto incrivel que promove cuidado e saúde mental.

criativa mente 4

Assim nasceu a Feira Criativa Mente, com o propósito de quebrar o tabu sobre a depressão e disseminar informação de uma forma leve e interessante, estimulando a saúde mental em um evento repleto de arte, música, empatia e cultura. Pensando também em facilitar o acesso a pequenos artesãos, a ideia foi criar um evento itinerante focado em parcerias pelo apoio de uma causa social. Com 4 edições já realizadas em São Paulo, o projeto já passou por espaços como Feirinha Bar, em Pinheiros e Javari Streat Park, na Mooca.

criativa mente 2

A idealizadora do projeto – Karol Martins

Com a participação do grupo SAMPA TALKS – uma iniciativa que visa promover um suporte coletivo, o grande objetivo do Criativa Mente é aproximar as pessoas, cultivar a conexão humana e trazer conversas mais inclusivas sobre saúde mental, intolerâncias, movimentos sociais e outros assuntos. A organização agora está em busca de um local parceiro para a realização da 5º edição e Karol tem planos de lançar uma plataforma online para conectar pessoas e gerar oportunidades. Segundo ela: “Há muitos produtores autorais com artes e produtos incríveis, mas que precisam de ajuda para se profissionalizarem, assimcomo por outro lado também temos diversos profissionais independentes (fotógrafos, designers, comunicadores) que também necessitam de oportunidades. A ideia é conectá-los em uma plataforma, unindo demanda e oferta em troca de serviços e permutas.”

https://www.instagram.com/criativamente.arte/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
criativa mente 3criativa mente 5

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Instagram X realidade: site reúne os bastidores “reais” de supostas fotos “perfeitas”