Ciência

Curitiba pode ganhar Museu de História Natural ligado ao Jardim Botânico

por: Vitor Paiva

O projeto do novo Museu de História Natural de Curitiba foi na semana passada aprovado e apresentado pelo prefeito Rafael Greca no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), tornando o novo museu da capital paranaense cada vez mais próximo. De acordo com o projeto, o local será implementado entre o bosque do Jardim Botânico da cidade e a Linha Verde, no bairro do Jardim Botânico, e irá, segundo Greca, unir os acervos do município e da Universidade Federal do Paraná.

A ideia é que o projeto arquitetônico do novo espaço ofereça pouca intervenção na paisagem da área oferecendo um aparelho cultural completo. “Vamos dar à cidade um jardim, contíguo ao Bosque do Jardim Botânico, com anfiteatro, exposições e pesquisa científica. Um novo endereço de cultura e inovação com design paranaense” disse o prefeito. O local, com boa parte de sua estrutura subterrânea e coberta por vegetação, ainda oferecerá um estacionamento para cerca de 300 veículos, anfiteatros externo e interno e um café.

As inovações arquitetônicas farão com que o novo museu, se visto de cima, pareça como uma extensão natural da vegetação do Jardim Botânico. As áreas de reserva técnica e de exposições terão temperatura e luz controladas e ainda outras tecnologias de preservação das peças – o acervo do município, que possivelmente será integrado ao museu, remonta ao ano de 1896. Também estiveram presentes na reunião de apresentação do projeto do novo Museu de História Natural de Curitiba, além do prefeito, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Fonseca, a vice-reitora, Graciela Ines Bordon de Muniz, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, e o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

Terreno nos fundos do parque onde o projeto sugere que o museu seja construído

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Eclipse da ‘Lua de morango’ acontece hoje; entenda a origem do nome enquanto espera