Sustentabilidade

De olho nos ruralistas: quem são os proprietários de terra que mais desmatam no Brasil

por: Gabriela Glette

O desmatamento da Amazônia cresce em uma rapidez alarmante e os motivos nós já sabemos: efeitos cada vez mais claros do aquecimento global, somado à políticas que vêm transformando florestas inteiras em pastos para a indústria da carne. Na tentativa de controlar esta barbárie, a plataforma independente De Olho nos Ruralistas  acaba de divulgar a maior pesquisa já feita sobre proprietários multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na categoria flora. Através do Mapa das Multas por Desmatamento, podemos saber quem são os proprietários de terra que mais desmatam no Brasil, o que pode nos ajudar a elucidar este assunto ainda tão polêmico.

mapa desmatamento brasil 1

Jornalistas do Brasil inteiro reuniram dados públicos do Ibama e puderam associar todas as informações em uma plataforma que identifica, por ano e cidade, quem são os maiores autuados por desmatamento no Brasil, já que qualquer dado sobre multas ambientais é de domínio público. A plataforma disponibiliza as multas dos últimos 25 anos e uma base de mais de 280 mil casos. Entre 1995 e 2019, 487 pessoas físicas e jurídicas somaram mais de R$ 10 milhões em multas por desmatamento.

mapa desmatamento brasil 2

Os dados estão acessíveis a partir de uma mapa interativo, que classifica as multas por cores e já está disponível para consultas. De acordo com os responsáveis, o critério utilizado para a inclusão foi quando a soma de multas do mesmo proprietário, pessoa física ou jurídica, ultrapassa R$ 1 milhão.

mapa desmatamento brasil 3

Apesar de não incluírem a correção monetária dos anos analisados, o período levou em conta o Plano Real, para garantir que todas as autuações estivessem na mesma moeda. No entanto, a presença de pessoas físicas ou jurídicas no Mapa das Multas por Desmatamento não significa obrigatoriamente que eles tenham sido condenados judicialmente. Ainda assim, estas são informações valiosas para que o Brasil possa em conjunto conter este monstruoso desmatamento.

Piauí: um bom exemplo

Um estudo recente mostrou que o estado do Piauí é o que mais preserva florestas naturais fora da Amazônia. Representando um bom exemplo, mesmo para países de primeiro mundo, atualmente o Piauí possui mais de 3 milhões de hectares protegidos – cerca de 12,5% de seu território, através da criação das Unidades de Conservação (UC), em um aumento de 300% do território protegido nos últimos dois anos.

mapa desmatamento brasil 4

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jane Fonda diz que é hora de ‘apelar para desobediência civil’ em defesa do clima