Inovação

Detalhes do 1º navio oceanográfico universitário do Rio de Janeiro

por: Gabriela Glette

Com o objetivo de aperfeiçoar a formação dos estudantes, tornando o estudo mais empírico, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), acaba de inaugurar o primeiro navio oceanográfico universitário do estado. Inaugurado no dia 28 de janeiro – na Marina da Glória, a embarcação Prof. Luiz Carlos irá alavancar pesquisas e projetos ambientais variados, através do monitoramento dos ecossistemas marinhos.

navio oceanogrfáfico brasil 1

Com investimento de R$ 7 milhões, o projeto contou com o investimento de diversas instuituições governamentais, entre eles a própria Uerj e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Sem esconder o orgulho, o diretor da Faculdade de Oceanografiao Marcos Bastos, disse: “A Uerj é a primeira instituição de ensino superior do Estado do RJ a possuir um navio. Com ele, vamos potencializar o estudo das ciências do mar, inclusive como laboratório flutuante”.

navio oceanográfico brasil 2

No entanto, além de atender alunos do curso de oceanografia, o navio também oferecerá suporte para estudantes de diversas áreas, como Geologia, Geografia e Biologia, além de possibilitar parcerias com órgãos governamentais, empresas e demais instituições de pesquisa. Medindo 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, o barco ultrapassa 250 toneladas, tem capacidade para navegar com 30 pessoas e autonomia para permanecer até 15 dias no mar.

navio oceanográfico brasil 3

O investimento também foi feito pensando no monitoramento da poluição da Baía da Guanabara, da Baía da Ilha Grande e outras baías, regiões costeiras e oceânicas, que sofrem com a ação desordenada e irresponsável do homem. O nome da embarcação recebeu o nome de Luiz Carlos Ferreira da Silva, uma homenagem ao trabalho realizado ao longo de muitos anos, na formação de gerações de oceanógrafos e na consolidação desse campo de estudos no Brasil. Professor da Faculdade de Oceanografia da Uerj, ele também é oficial da Marinha do Brasil e esteve presente no dia da inauguração.

Publicidade

Fotos: Divulgação / Alerj


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Companhia aérea vai implantar beliches na classe econômica