Arte

Disco indiano perdido há décadas conquista o algoritmo do YouTube

por: Gabriela Glette

Graças à tecnologia e aos inúmeros serviços de streaming propostos pela internet, hoje podemos ter acesso a milhares de produções artísticas e literárias do mundo inteiro. Entretanto, não era bem isto que acontecia no passado, quando muita coisa se deteriorava ou simplesmente se perdia. Isto quase aconteceu com um disco de jazz indiano de 1982, encontrado por Debayan Sen em um mala no sótão da casa de sua mãe, em Calcutá – na Índia.

rupa jazz indiano 1

Foi neste mesmo dia que o jovem descobriu que a cantora na capa do disco laranja era sua própria mãe – Rupa. Ao pesquisar na internet, ele descobriu que este tinha sido o único disco lançado pela mãe, que com o tempo deixou para trás a carreira de cantora.

rupa jazz indiano 2

Inconformado por deixar esta pérola do jazz apodrecer no fundo de uma mala, ele conseguiu fazer com o disco fosse reeditado e relançado pelo selo Numero Group. Até hoje já foram mais de 1 milhão uploads do disco, que conseguiu superar todas as expectativas de sua mãe e quebrar o algoritmo do Youtube. A prova viva de que toda e qualquer produção artística deve ser compartilhada, escute abaixo a faixa de maior sucesso do disco – Aaj Shanibar:

Publicidade

Fotos: reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estátua de escravocrata jogada no rio é substituída por manifestante do Black Lives Matter