Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Carnaval de 2020 já está chegando! O Brasil inteiro fica todo animado para aproveitar a festa da carne e tudo que vem junto com ela: música popular brasileira, bebedeira, festa na rua e, é claro, beijo na boca. No entanto, todo carnaval tem seu fim. E pra não sair doente da folia, é importante ficar atento para algumas dicas básicas de saúde e prevenção.
Uma das doenças mais comuns nos tempos de Carnaval é a mononucleose, conhecida também como doença do beijo. Essa doença infecciosa e parente da herpes é bastante comum nessa época do ano por ser transmitida através da saliva. Portanto, é importante ficar atento à algumas dicas para que seu beijo acabe não saindo caro.
– ‘Não é não’: campanha contra assédio no Carnaval atinge 15 estados
A ‘doença do beijo’ é um dos perigos de se beijar na boca durante o Carnaval
A mononucleose é transmitida através da saliva e seus sintomas podem aparecer apenas um mês e meio depois da folia. Nesse meio tempo, muita gente esquece como pode ter pego a doença e, por ela ter sintomas relativamente comuns, pode não se entender direito como ela funciona.
– Blocos comandados por mulheres invertem lógica machista e racista do Carnaval da Bahia
“Se transmite pela saliva em contato íntimo e o beijo é aliado da doença nesse sentido. Em alguns ambientes como aglomerados urbanos, a gente pode ter a transmissão por saliva através de um contato mais próximo. Depois do contato com o portador, ela vai aparecer após um mês e meio. Por isso, é difícil relacionar uma coisa a outra. Depois aparecem sintomas clássicos como dor no corpo, cansaço, que são comuns a várias doenças como gripes e doenças infecciosas”, explica a médica Verônica Cisneiros ao G1.
– Discurso de investimento em saúde e educação quer minar Carnaval de rua
Não existem muitas maneiras de se prevenir contra a doença, mas a principal delas é manter a sua imunidade sempre alta. Vitamina C, hidratação e exercícios físicos são importantes. Além do beijo, ela pode ser contraída de maneiras simples, como compartilhamento de talheres ou mesmo de copos. Por isso, é importante manter sempre o álcool gel na bolsa e utilizar pertences próprios no rolê.
“Não há um tratamento específico para a doença do beijo. Geralmente, são indicados repouso e medicamentos que amenizam os sintomas”
Publicidade
A morte da enfermeira Edmara Abreu causou comoção nas redes sociais. Ela morreu após ser diagnosticada com hepatite...
Este texto foi escrito a quatro mãos. Duas negras, duas brancas. Escolha que se deu para que possamos praticar um dos...
Um tubarão apareceu em um rio na região de Itanhaém, no litoral do estado de São Paulo, na última segunda-feira,...
A estadunidense Ashley Spielmann decidiu pintar seu cãozinho inteiro de verde para que ele ficasse parecido com...
“O que você consegue fazer nesse cabelo para ele diminuir?”, foi a pergunta que a modelo negra, Bruna Campos, de...
As definições normativas de gênero começam na mais tenra infância, e são a base do machismo e de tantas outras...
Após um mês de internação, o vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), faleceu por complicações da...
Contratado pela marca de cosméticos Natura para estrelar a campanha do Dia dos Pais da empresa, Thammy Miranda foi...
Desde o início da Copa do Mundo no Catar você ouviu falar sobre os indianos, paquistaneses e bangladenses que são...