Sustentabilidade

Esta cartilha é a solução para quem deseja ter uma horta na cidade grande

19 • 02 • 2020 às 18:08
Atualizada em 09 • 12 • 2020 às 11:49
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Toda cidade, bairro ou mesmo edifício deveria ter sua própria horta urbana. Além de oferecer produtos de melhor qualidade e fazer bem para a saúde fisiológica e financeira da população, as hortas urbanas ainda interferem positivamente nas condições ambientais e até na temperatura das cidades. Para quem sonha com sua própria horta em meio a uma grande cidade mas não possui espaço para plantar as folhas, frutas e legumes, o Instituto Pólis desenvolveu uma cartilha especialmente planejada para esse desenvolvimento.

Além de detalhar cada etapa do processo de feitura de uma horta urbana, a cartilha fala também das melhores espécies para serem plantadas em cada condição. A cartilha apresenta informações importantes sobre solo, plantio, tratos de cultura, cultivos em espaços pequenos, controle de pragas. compostagem, água, aproveitamento total dos alimentos – com receitas que utilizam, por exemplo, talos de verduras e restos de legume, além de diversas outras receitas.

A questão do espaço é central no desenvolvimento das hortas urbanas, e é também tratado na cartilha em detalhes. O livreto mostra as possibilidades de cultivo em corredores de edifícios, nas varandas de casas e apartamentos, em garagens e outros locais improváveis, a partir de ventilação e luz solar adequadas. A produção de biofertilizantes é também tema da cartilha – que pode ser baixada gratuitamente aqui, para começarmos nossa própria horta.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness