Tecnologia

Esta lixeira-robô é capaz de separar material reciclável

por: Vitor Paiva

A ideia para a Trashbot nasceu da frustração: na hora de separar o lixo para reciclagem nas lixeiras devidas, Charles Yhap jamais tinha certeza se estava de fato despejando corretamente os restos, sobras e dejetos – se o lixo estava indo para a lixeira correta. Para resolver tal dilema Yhap decidiu aplicar tecnologia e inteligência artificial na separação e nas próprias lixeiras – e assim criou a startup CleanRobotics, pela qual desenvolveu a Trashbot, uma lixeira que funciona com inteligência artificial – uma lixeira smart.

A ideia foi desenvolver uma lixeira inteligente que, através de sensores, componentes robóticos, algoritmos e sistemas de IA, fosse capaz de separar o lixo melhor do que as pessoas. Quando algo como uma garrafa entra na lixeira, uma câmera envia através de sensores informações a um software, capaz de classificar o lixo e direciona-lo para a devida lixeira para reciclagem. Todo o processo demora cerca de 5 segundos.

A equipe da CleanRobot com a TrashBot

“Estamos enfrentando uma crise climática e todo o mundo está pensando em maneiras de reduzir a emissão de carbono e o desperdício. No entanto, as pessoas ainda não conseguem reciclar corretamente”, afirmou Yhap, CEO da CleanRobotics. O projeto da Trashbot foi desenvolvida para lixeiras de grande volume, com estações de trem, rodoviárias e aeroportos, mas em breve será lançada em versão reduzida, para restaurantes e escritórios.

A Trashbot foi planejada para ser vendida a um preço competitivo, próximo ao das lixeiras convencionais.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pesquisadores mapeam em detalhes cidade da Roma Antiga sem precisar escavar