Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“O poder do saber – Se saber é poder….Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, com este samba-enredo, inspirado no educador Paulo Freire, a escola de samba Águia de Ouro sagrou-se, pela primeira vez, a grande campeã do carnaval de São Paulo 2020. A disputa foi acirrada e decidida no último quesito.
O samba refletiu muitos dos posicionamentos e ensinamentos de Freire, conhecido como o patrono brasileiro da educação. Ele morreu em 1997, mas ainda hoje é alvo constante de ataques do presidente Jair Bolsonaro, dos seus ministros e apoiadores.
O ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação e concorrente direto de Bolsonaro nas eleições a presidência em 2019, Fernando Haddad (PT) parabenizou a escola vencedora e aproveitou para provocar o presidente e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Quem sabe o Bolsonaro se anima, lê um livro do Paulo Freire e alfabetiza seu ministro. Parabéns Águia de Ouro: campeã do Carnaval 2020 de São Paulo”, ele escreveu no Twitter.
– Por que Paulo Freire não é um energúmeno e sim um dos principais nomes da educação brasileira
A letra da Águia de Ouro falou sobre a importância da educação e da evolução do conhecimento humano. Uma das alegorias mais marcantes do desfile apresentou uma das frases mais famosas do educador – “não se pode falar de educação sem amor” – e levou as arquibancadas a cantar repetir várias vezes “Viva Paulo Freire”.
E o que veio antes de Paulo Freire? O samba enredo campeão abordou ainda a história do conhecimento, partindo da Idade da Pedra.
É a primeira vez que a escola, que tem sede no bairro da Pompeia, zona oeste da capital, conquista a disputa no Grupo Especial. A Mancha Verde ficou em segundo lugar, seguida da Mocidade Alegre, em terceiro. As três, mais Acadêmicos do Tatuapé, que ficou em quarto, e Dragões da Real (quinto), voltam à avenida na próxima sexta-feira (28), para o Desfile das Campeãs.
– Paulo Freire: 17 livros em PDF para baixar e entender a importância do educador
As tradicionais X-9 Paulistana e Pérola Negra ficaram respectivamente em 13º e 14º lugares e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo no ano que vem. No lugar delas, a Vai-Vai e a Acadêmicos do Tucuruvi, que também ganharam o carnaval.
Com problemas técnicos em seu desfile, a Gaviões da Fiel ficou em 11º lugar, escapando do rebaixamento por 0,5 ponto.
Publicidade
Ao que tudo indica, a nova onda da street art é feita com linhas, seja por crochê ou ponto cruz. Entre os novos...
Antes da derrota de 1982, da final de 1998, mas, principalmente, muito antes do 7 a 1, o Brasil precisou superar outro...
Um lugar para exposições artísticas cujas dimensões arquitetônicas fogem do convencional. Um curador diferente a...
O artista de rua JR, vencedor do Prêmio TED 2011 e idealizador do Projeto Inside Out, pergunta: “A arte pode mudar o...
Se hoje o futuro é um conceito presente de forma natural em nosso dia a dia, tomado por impressionantes tecnologias e...
Nós já falamos aqui no Hypeness sobre o MAAU, o primeiro Museu Aberto de Arte Urbana do Mundo. Localizado na Avenida...
Quem vive no Rio de Janeiro sabe que a concentração dos programas culturais na cidade é gritante. Embora represente...
A ideia e execução é do autor e artista Ron Miller, um apaixonado pela temática do espaço. Partindo de uma imagem...
Já falamos de Cheyenne Randall aqui por conta do trabalho que o artista vem desenvolvendo acerca da percepção que...