Arte

Homenagem a Paulo Freire e exaltação do conhecimento fizeram Águia de Ouro Campeã pela 1ª vez em SP

por: Redação Hypeness

“O poder do saber – Se saber é poder….Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, com este samba-enredo, inspirado no educador Paulo Freire, a escola de samba Águia de Ouro sagrou-se, pela primeira vez, a grande campeã do carnaval de São Paulo 2020. A disputa foi acirrada e decidida no último quesito.

O samba refletiu muitos dos posicionamentos e ensinamentos de Freire, conhecido como o patrono brasileiro da educação. Ele morreu em 1997, mas ainda hoje é alvo constante de ataques do presidente Jair Bolsonaro, dos seus ministros e apoiadores.

O ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação e concorrente direto de Bolsonaro nas eleições a presidência em 2019, Fernando Haddad (PT) parabenizou a escola vencedora e aproveitou para provocar o presidente e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Quem sabe o Bolsonaro se anima, lê um livro do Paulo Freire e alfabetiza seu ministro. Parabéns Águia de Ouro: campeã do Carnaval 2020 de São Paulo”, ele escreveu no Twitter.

– Por que Paulo Freire não é um energúmeno e sim um dos principais nomes da educação brasileira

A letra da Águia de Ouro falou sobre a importância da educação e da evolução do conhecimento humano. Uma das alegorias mais marcantes do desfile apresentou uma das frases mais famosas do educador – “não se pode falar de educação sem amor” – e levou as arquibancadas a cantar repetir várias vezes “Viva Paulo Freire”.

E o que veio antes de Paulo Freire? O samba enredo campeão abordou ainda a história do conhecimento, partindo da Idade da Pedra.

– Diálogos hilários provam que criatividade não tem fronteiras ou medo de ‘livros com muita coisa escrita’

É a primeira vez que a escola, que tem sede no bairro da Pompeia, zona oeste da capital, conquista a disputa no Grupo Especial. A Mancha Verde ficou em segundo lugar, seguida da Mocidade Alegre, em terceiro. As três, mais Acadêmicos do Tatuapé, que ficou em quarto, e Dragões da Real (quinto), voltam à avenida na próxima sexta-feira (28), para o Desfile das Campeãs.

– Paulo Freire: 17 livros em PDF para baixar e entender a importância do educador

As tradicionais X-9 Paulistana e Pérola Negra ficaram respectivamente em 13º e 14º lugares e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo no ano que vem. No lugar delas, a Vai-Vai e a Acadêmicos do Tucuruvi, que também ganharam o carnaval.

Com problemas técnicos em seu desfile, a Gaviões da Fiel ficou em 11º lugar, escapando do rebaixamento por 0,5 ponto.

Publicidade

Fotos: AgNews


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O surrealismo do pintor polonês Jacek Yerka é capaz de confundir nossa cabeça