Inovação

Índia celebra lançamento a preços populares de cadeira de rodas que fica em pé

por: Kauê Vieira

Os jornais da Índia descreveram o lançamento de uma cadeira de rodas que fica em pé como o encontro da necessidade com a empatia. Isso se dá, em grande medida, pelos preços acessíveis. 

– Com 18 anos, ele faz próteses gratuitas para cachorros com deficiência

Embora não seja uma novidade no mercado, a cadeira de rodas chama a atenção pelo preço. Ela chega custando 1500 rúpias – cerca de 850 reais. Para se ter ideia, uma similar pode ser comprada por R$ 6 mil. Batizada de ‘Arise’, a cadeira de rodas dá mais liberdade para pessoas que perderam os movimentos das pernas. 

A cadeira se destaca pelos preços acessíveis

O equipamento foi desenvolvido pela TTK Center For Rehabilitation Research and Device Development (R2D2), sob tutela do professor Sujatha Srinivasan. 

“É essencial que cadeirantes fiquem de pé, pelo menos algumas vezes na semana, para incentivar a circulação sanguínea. O exercício de peso nas pernas ajuda a evitar a deterioração dos ossos. No entanto, isso requer um esforço considerável, remédios e assistência – o que a maioria das pessoas não dispõe. Portanto, ficar em pé acaba se tornando uma atividade pouco usual”, explica o professor Srinivasan ao The Better India. 

Três etapas

O caminho até a apresentação da cadeira de rodas ao público passou por três níveis, que incluem a criação de um sistema de operação que permita que o usuário fique em pé. Tudo com o auxílio de um protótipo desenvolvido pelo time de pesquisadores. 

– Mulheres com deficiência esbanjam sensualidade em ensaio fotográfico

A cadeira de rodas estimula o movimento de quem precisa usá-la

A Arise foi configurada para que a pessoa possa mudar de posição – em pé ou sentada – em questão de segundos e mantendo a autonomia. O movimento, explicam os desenvolvedores, pode ser feito usando a força dos próprios braços. As coordenadas funcionam via controle remoto. 

“Eu estou impressionado com o trabalho feito pelo R2D2 Center of IIT Madras e ansioso para cooperar com eles no futuro. Vou me certificar que as cadeiras sejam providas para pessoas que precisam”, declarou também ao The Better India Thaawarchand Gehlot, ministro responsável pela pasta de justiça social do país. 

 

Publicidade

Fotos: IIT-Madras/Reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa inova e adota licença menstruação remunerada