Inspiração

Ivete Sangalo dá aula de masculinidade para folião que brigava: ‘Precisam aprender o que é ser homem’

por: Yuri Ferreira

Mais uma vez, a ícone da música popular brasileira e também do Carnaval, Ivete Sangalo, deu aula de civilidade na maior festa do mundo. A rainha do axé estava no Circuito do Dodô, na Barra-Ondina, no último domingo (23), quando viu uma briga, comum nas festas de rua de Salvador e do resto do Brasil.

A cantora parou o show, como é de costume, mas dessa vez deu uma bronca digníssima atentando para os problemas da masculinidade tóxica.

– Ivete celebra aniversário com show improvisado para fãs em seu quintal

Ivete Sangalo deu uma aula sobre masculinidade para um valentão durante o seu show no Carnaval de Salvador

Se em diversos blocos de Salvador esse tipo de briga é comum, isso se trata justamentede  um reflexo da necessidade de brigar de muitos homens. No meio da multidão, muitos homens entram em conflito e isso gera confusões intermináveis, dificultando a diversão para os outros foliões que foram para curtir o bloco.

Ivete criticou a cultura de briga e afirmou que esse tipo de comportamento é uma das péssimas reflexões da masculinidade e da virilidade. Para a cantora, a virilidade violenta não é exibição de nada, apenas de burrice, e o que constitui um homem são outras coisas. Um vídeo nas redes sociais captou o discurso na íntegra da rainha.

– Com rodo na mão, Ivete Sangalo escoa água de palco durante show

Ter que parar toda hora por causa dessa violência gratuita? Que coisa chata, véi. Pelo amor de Deus. Que valentia é essa, véi? Vai fod** direito, aí você mostra que é macho, mermão. Porra, brother! A gente tá tocando aqui, nego se olhando, parecendo uns bicho… Para com isso, porra. A gente tocando aqui, eu tendo que parar feito uma mamãezinha. Um bocado de adulto junto.

– Ivete Sangalo cai no palco tentando defender fã de segurança

“Nós temos a oportunidade de fazer uma festa. Em meio a uma grande loucura, a gente consegue fazer uma festa. E nessa oportunidade, a gente perde tempo um olhando pro outro assim? Pra quê, porra? Pra jogar uma virilidade? A virilidade não se joga assim, porra. Vai aprender o que é uma preliminar, caralh*! Pergunta pra mulher o que é uma preliminar. Pergunta pra ela. Aprende isso, e deixa essa mania de brigar em casa, porra. Leva, maestro!”, completou.

Confira o vídeo de Ivete criticando a masculinidade tóxica no Carnaval de Salvador:

Isso prova que há tempo o Carnaval não é mais só folia. Além de ser um espaço para a diversão do público no geral, ficou claro e evidente que o feriado é também um espaço de debate público para atentar para as questões sociais que permeiam a nossa sociedade, como o racismo, o machismo e a homofobia.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.


X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa celebra sexo após os 50 e diz que viveu experiências novas com envelhecimento