Sustentabilidade

Jane Fonda diz que é hora de ‘apelar para desobediência civil’ em defesa do clima

por: Gabriela Glette

Aos 82 anos de idade, a atriz Jane Fonda está mais ativa do que nunca. Protagonista da série ‘Grace e Frankie’ – da Netflix, a premiada artista está vivendo temporariamente em Washington para participar das manifestações pelo clima. Para ela, que foi presa 4 vezes nos últimos meses, “é hora de aumentar o ativismo, o que significa apelar para desobediência civil“.

protestos jane fonda 2

Desde outubro de 2019, Jane tem passado suas sextas-feiras em protestos que ela mesma organiza na frente do Congresso Americano, sempre vestindo seu casaco vermelho. A peça de roupa, segundo ela, foi a última que ela adquiriu, já que o consumismo faz mal ao meio ambiente.

protestos jane fonda 3

Em janeiro deste ano, a atriz ganhadora de 2 Oscars foi presa com Joaquin Phoenix, militante da causa vegana, em protesto que tinha como reivindicações principais o fim do uso de combustíveis fósseis e o fim dos subsídios dados à empresas de petróleo pela Casa Branca.

protestos jane fonda 1

Em entrevista ao programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, ela explicou suas motivações: “Nós passamos muitos anos fazendo abaixo assinados, participando de marchas e manifestações, e os nossos representantes – que foram eleitos por nós -, não nos escutaram. Então, agora é hora de aumentar nosso ativismo, que significa apelar para a desobediência civil e correr o risco de ser preso. Quanto mais gente estiver disposta a fazer isso, maior é a chance de que a gente consiga fazer o governo mudar”.

protestos jane fonda 4

Quando questionada em relação ao Brasil, ela nos relembra da importância da Amazônia: “Vocês têm a mesma situação que nos temos por aqui. E têm a floresta amazônica, que o presidente está permitindo que seja queimada, Então, a desobediência civil é uma coisa que vocês brasileiros também podem fazer. Mas eu reconheço que é mais difícil porque o governo brasileiro está disposto a usar a violência”.

protestos jane fonda 5

De fato, em tempos onde muitos defendem a volta da ditadura militar, o brasileiro que desobedece está correndo risco de vida. No entanto, pessoas com o poder de influência de uma atriz como Jane Fonda, estão aí para nos lembrar que a mudança está em todos nós.

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura