Diversidade

Joaquin Phoenix ganha prêmio e critica racismo do BAFTA: ‘Não são bem-vindos’

por: Yuri Ferreira

O BAFTA Awards é um prêmio dado pela Acadêmia Britânica de Cinema e Audiovisual. A premiação do último domingo (2) destacou ainda mais o nome de Joaquin Phoenix, que já havia levado para casa o ‘SAG Awards’ e o ‘Globo de Ouro’ pela performance em ‘Coringa’.  O ator norte-americano, como esperado, levou mais um prêmio para casa, reforçando o favoritismo para o ‘Oscar’, que rola no domingo (9).

Mas não foi o seu troféu de Phoenix que chamou a atenção, mas sim um discurso inflamado contra o racismo da principal premiação do cinema britânico. Desde os ‘Oscar’ de 2017, a polêmica envolvendo o racismo estrutural e premiações do audiovisual se tornou cada vez mais abordada por atores e atrizes. E se algumas organizações se mostram atentas para a visibilidade de pessoas não brancas, outras insistem no racismo, digo, erro.

– Joaquin Phoenix vence prêmio e vai ajudar porcos…de smoking

Phoenix, um dos maiores atores de nossa geração, e se mantém crítico durante a temporada de premiações antes do que antecedem o ‘Oscar’. No ‘BAFTA’, a estrela do ‘Coringa’ criticou a ausência de atores e atrizes negras na categoeria prinicpal vencida por ele. Ele também mostrou insatisfação com a proporção de menos de 3% de negros na composição de todos os nominados. De 160 indicados no total, apenas 5 pessoas eram negras.

– Joaquin Phoenix irá em temporada de prêmios com o mesmo ‘smoking sustentável’

“Me sinto em conflito porque muitos dos meus colegas atores são merecedores e não têm o mesmo privilégio. Acho que enviamos uma mensagem muito clara à pessoas não-caucasianas de que elas não são bem-vindas aqui. Eu sou parte do problema”, afirmou Joaquin

“Nós temos que fazer um trabalho duro para entender o racismo sistêmico. Acho que é obrigação das pessoas que criaram, perpetuam e se beneficiam deste sistema opressor, de acabar com ele. Isto está com a gente”, concluiu em seu discurso de recepção.

View this post on Instagram

Well done????????❤️#GreatBAFTAspeech

A post shared by Viola Davis (@violadavis) on

O ator já havia disparado críticas durante o discurso de recepção no ‘Globo de Ouro’ – onde fez um apelo à classe artística pelo meio ambiente – e no ‘SAG Awards’. A postura ativista de Joaquin é um dos destaques importantes da temporada de prêmios.

– Joaquin Phoenix foi preso em protesto de Jane Fonda pelo clima

Além do racismo, Joaquin é militante vegano e não foge da raia. Agora, utilizou um importante espaço de fala para fazer uma importante e corajosa crítica – aos que lhe deram o prêmio – e também reconhecendo o seu lugar de privilégio dentro de uma indústria notoriamente racista.

Príncipe frustrado 

A realeza britânica também se pronunciou sobre a falta de diversidade no ‘BAFTA’. O princípe William exaltou a riqueza cultural de pessoas de países distintos e não escondeu a frustração com a postura da premiação. 

“Mesmo em 2020, não pela primeira vez nos últimos anos, nos vemos falando novamente sobre a necessidade de aplicar a diversidade em todos os setores de premiações com esta. Isso não pode ser certo nos dias atuais”, criticou o duque de Cambridge.

Confira o discurso de Joaquin Phoenix no BAFTA na íntegra, com legendas em português:

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lésbica e com Doença de Crohn, ela informa sobre colostomia e esmaga preconceitos nas redes