Inspiração

Livraria Africanidades lança clube de assinantes com curadoria de autoras negras

05 • 02 • 2020 às 17:43 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O incrível trabalho da bibliotecária e empreendedora Ketty Valêncio já foi destacado e celebrado em reportagem por aqui. Para combater o pouco acesso à literatura criada por escritoras negras, ela criou a Livraria Africanidades, uma livraria especializada justamente nesse gênero, focando suas atividades com pioneirismo em uma literatura essencialmente feminina afro-brasileira. Agora Ketty procura ir além e, para manter fiel sua clientela, a Livraria Africanidades está lançando um clube de assinantes.

Ketty Valêncio

Aos assinantes serão enviados kits trimestrais e temáticos, com uma obra escolhida por curadoras especiais. Os temas e as curadoras serão sempre anunciados, mas a obra em si será sempre uma surpresa para os assinantes. “Nosso clube tem a intenção de ser uma ferramenta de estímulo à leitura por meio do protagonismo de pessoas negras e principalmente da valorização das narrativas realizadas pelas mulheres negras”, diz Ketty. A primeira curadora será a escritora Jarid Arraes, e o tema do kit é a Resistência Negra.

Encontro na inauguração da livraria

Segundo Ketty, a escolha das curadoras parte da história de vida de cada uma delas e da conexão que possuem com os temas. “Somos uma vanguarda cultural e queremos presentear nossos leitores com o que há de melhor e mais exclusivo na literatura, bem como no setor de afro-empreendedorismo. Trazemos a literatura protagonizada somente por mulheres, desde sua concepção até mesmo o design, a programação, a curadoria, a autoria e a gestão”, afirma Kewtty.

Jarid Arraes, a primeira curadora do clube

No acervo da livraria, autoras como Alice Walker, Angela Davis, Carolina Maria de Jesus, Jarid Arraes, Maria Firmino, Noémia de Sousa, entre outras. As primeiras curadoras do clube são todas mulheres negras, e além de Jarid, serão a poeta Ryane Leão, a jornalista Bianca Santana e a escritora e jornalista Esmeralda Ribeiro.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness