Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O jornalismo sensacionalista não é uma novidade nas redações e televisões brasileiras. Trocando tudo por audiência, programas televisivos na linha do ‘espreme que sai sangue’, com temática policial, abusam dos sentimentos de pessoas para que subam um pouquinho na medida do IBOPE.
O programa ‘Cidade Alerta’, da Record, passou de todos os limites. Durante o policialesco, o jornalista Luiz Bacci informou ao vivo à uma mãe que sua filha havia sido assassinada. A câmera ligada se manteve ligada para captar a reação da mãe. Porque, para eles, o que conta é a audiência.
– Por que você não pode acreditar em tudo o que vê na TV
Luiz Bacci cometeu erro editorial grotesco no Cidade Alerta e o público criticou a atitude do programa
Noticiar crimes e fatos chocantes sempre fez parte do jornalismo. A crueldade humana é objeto de curiosidade e espanto, disso não há dúvida. No entanto, a frequente utilização desse tipo de conteúdo para manter a audiência é a maneira como a redação de algumas emissoras se mantém.
O jornalismo policialesco não é antigo no Brasil. Desde seus primórdios no jornais impressos, como o Notícias Populares, até os televisionado ‘Aqui Agora’, do SBT, a invenção de factoides e a exploração de vítimas para chocar a sociedade foram fatores que sempre estiveram vivos na mídia brasileira. O que Bacci fez, no entanto, ultrapassa vários limites.
No caso de Luiz Bacci, o teor do crime, um feminicídio, ainda evidencia a insensibilidade do jornalista e de toda a equipe do ‘Cidade Alerta’. Não só Bacci é responsável, mas os editores e executivos do jornalismo da Record também são respondem por esse tipo de produção.
– Médico denuncia Época por distorção, erros e sensacionalismo em matéria sobre HIV
Comunicar uma mãe da morte de um filho é o tipo de coisa que não se faz ao vivo na televisão. Quem deveria informá-la eram as autoridades – que não deveriam ter vazado a informação para o programa de Bacci. Além de isso atrapalhar o trabalho da própria polícia, expõe a mãe da vítima à uma situação de constrangimento nacional.
Luiz Bacci parece se importar apenas com os número da audiência
A falta de ética observada no dia de hoje remonta ao caso Eloá, em 2008, quando, em busca da audiência, a apresentadora Sônia Abrão impediu a polícia de negociar com um sequestrador. Após os negociantes não conseguirem lidar com o sequestro porque a linha do criminoso estava ocupada, as negociações se tornaram cada vez mais complexas e Eloá acabou assassinada. Sônia foi duramente criticada após o evento.
A atitude de Bacci e o caso de Sônia Abrão evidenciam a máxima de Danilo Sobrinho, comunicólogo que estudou o jornalismo sensacionalista na obra ‘Espreme que sai Sangue’. “A mensagem sensacionalista é, ao mesmo tempo, imoral e moralista”. Para passar a mensagem do que é errado, exibe e subsiste desse tipo de conteúdo.
– MP abre inquérito para investigar Datena por assédio sexual à repórter da Band
O Intervozes, responsável pela fiscalização dos direitos humanos na comunicação, denunciou a Record TV ao Ministério Público Federal (MPF), conforme informou o Observatório da TV.
O órgão quer que o MP se posicione após o ocorrido na edição do ‘Cidade Alerta’ da terça-feira (18), apresentada por Luiz Bacci, que noticiou ao vivo para a mãe – que desmaiou ao vivo – a morte da própria filha, assassinada pelo namorado. A decisão de Bacci, insensível e irresponsável, foi duramente criticada nas redes sociais.
O que o Cidade Alerta de Luiz Bacci permitiu que fosse ao ar hoje é uma das maiores atrocidades que eu já vi na TV. A mãe soube da morte da filha ao vivo e desmaiou diante das câmeras. O vídeo é de quebrar no meio. A TV Record, concessão pública, foi indecente em todos os níveis.
— Marcelo D. M. (@mdavidmacedo) February 18, 2020
Cidade alerta comunicando ao vivo para uma mulher que a filha dela foi assassinada. Ela começou a gritar e desmaiou. O Luiz Bacci é um dos jornalistas mais oportunistas e nojentos que existem, esse programa tem que sair do ar.
— pedroleite82 (@pedroleite82) February 17, 2020
Não compartilhem o vídeo da mulher desmaiando no Bacci #cidadealerta. Ela já sofreu o bastante. O que essa mãe passou por audiência foi desumano, a morte da filha exposta no ar, sem médico pra prestar primeiros socorros, os familiares que a seguraram pra não cair no chão.
— Apavorada News ? (@itsonlyjeh) February 17, 2020
Não compartilhem o vídeo da mulher desmaiando no Bacci #cidadealerta. Ela já sofreu o bastante. O que essa mãe passou por audiência foi desumano, a morte da filha exposta no ar, sem médico pra prestar primeiros socorros, os familiares que a seguraram pra não cair no chão.
— Apavorada News ? (@itsonlyjeh) February 17, 2020
Bacci é o pior jornalistas da atualidade, faz de uma tragédia um show para obter audiência. Como alguém ainda gosta desse cara. Ele ainda perguntou para mãe se ela queria ouvir. Que lixo. Essa notícia era pra ser dada em particular e em local apropriado. #baccilixo #cidadealerta
— Portuga (@portugalegal85) February 17, 2020
Veja também o documentário ‘Quem Matou Eloá’, que busca compreender o papel da mídia sensacionalista na vida humana:
Publicidade
Pergunte para qualquer homem do seu círculo íntimo sobre a última vez que ele teve uma conversa profunda com outro...
A Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC) está envolvida em uma acusação de assédio que vem causando bastante...
"Diga para qualquer homem que você quer conversar sobre masculinidade tóxica e veja a reação" - essa foi umas das...
Indicado por Olavo de Carvalho, Ernesto Araújo foi tema de uma longa análise publicada no The Guardian. O tabloide...
"Tirei umas férias grandes, peguei um atestadão de quatro meses, fiquei sem fazer nada, ficava o dia todinho...
"Eu nunca vou esquecer dois dias. Quando fui buscar minha certidão de nascimento com a retificação de prenome civil...
A Fifa escolheu o Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022. Um país que criminaliza a homossexualidade com pena de...
A jovem Olivia Aloisi, de 17 anos de idade, ficou indignada após ter tido seu decote editado em uma foto...
O Facebook está vivendo uma das maiores crises de credibilidade de sua história. Ao lado da empresa Cambridge...