Ciência

Matemática ou mágica? Veja um círculo grande passar por um pequeno quadrado

por: Gabriela Glette

Um círculo grande pode passar por um quadrado pequeno? Esta questão – que parece até pegadinha, não é tão simples de ser respondida. Sobretudo pelas pessoas de humanas, que tinham certa aversão à matérias como matemática e geometria na escola. No entanto, graças ao matemático Tadashi Tokieda, da Universidade de Stanford, você verá que esta mágica, é sim, perfeitamente possível!

matemática ou mágica vídeo 1

Em um vídeo tão esclarecedor quanto didático, o professor faz uma demonstração usando um círculo de cortiça e uma folha de papel com um buraco quadrado no meio. Aparentemente, parece evidente que a cortiça não possa passar pelo quadrado, já que ele é menor. Mas é exatamente aí que a mágica acontece, quando o matemático “engana” a física, dobrando a folha de papel e aumentando o tamanho do quadrado.

matemática ou mágica vídeo 2

Ao dobrar o papel desta maneira, o buraco torna-se repentinamente grande o suficiente para que o círculo de cortiça passe facilmente pela abertura. “Eu não estiquei, muito menos rasguei. Como isto é possível”, ele propõe o questionamento no vídeo publicado no canal educativo Numberphile.

matemática ou mágica vídeo 3

A explicação está na dimensão interna deste pedaço de papel, que é de duas dimensões, e com o fato de que ao ser dobrada, essa folha acaba ganhando mais uma dimensão. Matemática ou mágica, o fato é que hoje é possível aprender inúmeras coisas através de uma simples ferramenta: Youtube! Assista o vídeo abaixo:

Publicidade

Fotos: reprodução Youtube


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A planta que viveu na época dos dinossauros e hoje é a mais solitária do mundo