Muita gente tem tabu de falar de menstruação. Sejam pessoas cis ou trans, algumas pessoas preferem ignorar o tema ou fingir que não existem. Mas, mas ainda, muita gente deseja invisibilizar a menstruação para pessoas trans: enquanto algumas pessoas desvalidam mulheres trans por não menstruar, outras invisibilizam a menstruação dos homens trans.
Mas isso é uma completa bobagem: homens menstruam. E o modelo e ativista Kenny Jones, um homem trans londrino, resolveu contar sua relação com a menstruação e a masculinidade para o documentário ‘Pandora Box – Lifting the Lid on Menstruation‘ (Caixa de Pandora – Levantando o debate sobre Menstruação, em tradução nossa). O relato tocante de Jones é importante para dar visibilidade ao tema.
Kenny Jones abordou em documentário as dores e os debates da menstruação em um corpo trans
Kenny aborda os temas como cólicas menstruais. Mesmo após anos com tratamento hormonal, ele ainda sofre com as consequências da menstruação e busca tentar fazer um movimento global para que pessoas trans tenham acesso facilitado a produtos de higiene básica.
“Tive minha primeira menstruação com 15 anos mais ou menos e odiei. Eu podia enfaixar meu peito, então não precisava me preocupar com isso. Ninguém ia olhar para meu ‘andar de baixo’, mas eu não tinha como impedir o que a menstruação fazia comigo.”, afirmou o modelo ao documentário.
“Fiquei surpresa de ouvir Kenny dizer que ainda sofre cólicas menstruais, apesar dos hormônios que toma. Duvido que muitas pessoas tenham parado para refletir sobre os efeitos psicológicos disso entre pessoas trans.”, comentou a diretora de Pandora Box ao Huffington Post estadunidense.
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.