Ciência

Mulher toca violino durante cirurgia de retirada de tumor no cérebro; veja vídeo

por: Redação Hypeness

Uma paciente no hospital King’s College, em Londres, tocou violino enquanto cirurgiões faziam uma remoção de tumor do seu cérebro – parece uma cena de Grey’s Anatomy, né?

A equipe médica pediu para Dagmar Turner, de 53 anos, tocar violino para ter certeza de que uma parte do cérebro dela – a responsável por movimentos das mãos e coordenação motora – continuassem funcionando durante o procedimento.

– Ela viveu ‘Handmaid’s Tale’ na vida real e precisamos recordar sua história

Ela foi diagnosticada em 2013, depois de ter sofrido uma convulsão, ironicamente ou não, enquanto tocava violino, em uma sinfonia. Ao ser levada ao hospital, descobriu que tinha um tumor localizado em um lóbulo na parte direita frontal do seu cérebro, o que afetaria a sua mão esquerda, a qual segura o violino.

Em entrevista para o The Independent, a musicista, que toca na orquestra Isle of Wight, disse que sua primeira preocupação quando soube da necessidade de uma cirurgia, foi se ela perderia a habilidade de tocar o instrumento – e isso inspirou o plano do neurocirurgião Keyoumars Ashkan, a operar Dagmar enquanto ela mostrava as partes do seu cérebro que são mais importantes para fazer música.

– Ela ficou 6 horas com o coração parado e conseguiu ser ressuscitada

Para se preparar para a cirurgia, a equipe médica que atendeu a violinista passou duas horas mapeando cuidadosamente o cérebro dela para identificar áreas que ficavam ativas quando ela tocava violino. Os cirurgiões fizeram uma craniotomia para abrir seu crânio, antes de acordá-la da anestesia.

Confira este vídeo, mostrando detalhes da cirurgia:

Publicidade

Foto: Reprodução / The Independent


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tomar banho quente todos os dias traz inúmeros benefícios para a saúde, aponta estudo