Sustentabilidade

Navio naufragado há mais de 100 anos é confiscado pela natureza

Gabriela Glette - 07/02/2020

Inaugurado em 1863, o que antes foi um imponente navio a vapor que costumava transportar passageiros entre Sydney, Melbourne e Honolulu, hoje se transformou em uma fascinante e curiosa ilha. O SS de Adelaide está localizado em Cockle Bay – Austrália, e tudo começou quando o barco deixou de transportar pessoas, para armazenar carvão e outras cargas pesadas. Curiosamente, ele acabou pegando fogo no mesmo ano em que o icônico Titanic afundou – em 1912. Hoje, mais de 100 anos após o incidente, o navio foi confiscado pela natureza, formando uma paisagem sem igual.

navio confiscado natureza 1

Três anos depois do fogo ser extinto, o navio foi comprado por George Butler, um morador de Magnetic Island que achou que poderia usá-lo como um quebra-mar para um píer. Infelizmente, quando estava sendo rebocado para o seu destino, o barco acabou encalhando em Cockle Bay, onde permanece até hoje.

navio confiscado natureza 2

Conforme o tempo foi passando, a tarefa de rebocá-lo foi tornando-se cada vez mais complicada. Depois de sobreviver à Segunda Guerra Mundial e a um ciclone tropical que causou o colapso do casco de ferro, o navio foi naturalmente se desintegrando e ao mesmo tempo sendo incorporado pela implacável força da natureza.

navio confiscado natureza 3

Hoje, a carcaça do navio tornou-se o lar de uma florescente floresta de manguezais, que recebe proteção especial por estar localizado em um parque marinho da Austrália. Por lá é proibida a pesca comercial, o que permite com que os manguezais cresçam em paz e, o que um dia já foi símbolo da Revolução Industrial hoje é a prova viva de que ninguém pode vencer a natureza.

Publicidade

Fotos: Shutterstock


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Planta que aponta para origem da Mata Atlântica pode sumir para sempre