Fotografia

O mundo secreto das profissionais do sexo do século 19 registrado em fotografias

por: Redação Hypeness

O fotógrafo William Goldner registrou como era a vida em bordéis no século 19. As imagens foram descobertas apenas 80 anos após sua morte e nos permitem entender mais sobre a rotina das profissionais do sexo na época.

As fotografias foram encontradas por acaso junto a uma coleção de cartões postais em um antiquário na Califórnia. Quem as garimpou foi o colecionador Robert Flynn Johnson, que se encantou com a originalidade dos cliques e passou a pesquisar sua origem.

Graças a uma imagem em que uma das mulheres é vista lendo a revista Reading Eagle de agosto de 1892, foi possível entender a data aproximada em que as fotos foram registradas. Com a ajuda de historiadores locais, descobriu-se que as películas tinham saído da máquina de Goldner.

De acordo com o site Messy Nessy, o fotógrafo possuía um estúdio a apenas 10 minutos de um bordel sofisticado dirigido pela Miss Sarah D. “Sallie” Shearer, cujo nome já era conhecido na imprensa local.

Divorciada e abandonada pelo marido com filhos pequenos, Sarah entrou para o ramo da prostituição e conquistou fama e dinheiro com o seu próprio bordel. Não se sabe se ela também atendia aos clientes, mas é certo que chegou a ser presa graças à profissão.

Acredita-se que Sarah seja uma das mulheres que aparece com cara de tédio em uma foto clicada por Goldner (abaixo, à esquerda). Outras das imagens mostram a dimensão de como era a vida das jovens que trabalhavam no estabelecimento.

Elas eram clicadas com ou sem roupas, mas sempre com um ar documental. Nenhuma das imagens parece erótica ou sexual. Uma das modelos posa grávida para a câmera, enquanto outras aparecem fumando, vendo um álbum de fotos ou mesmo se vestindo, mas todas elas parecem estar à vontade diante da presença do fotógrafo.

Estas imagens únicas foram reunidas no livro “Working Girls: An American Brothel, Circa 1892”, editado por Robert Flynn Johnson e lançado pela Glitterati Editions.

 

 

Publicidade

Fotos de William Goldner, divulgadas pelo livro “Working Girls: An American Brothel, Circa 1892


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela criou um projeto para quebrar padrões de beleza com fotos avassaladoras