Sustentabilidade

Orgânicos ganham em popularidade e setor tem 15% de aumento

Gabriela Glette - 19/02/2020 | Atualizada em - 20/02/2020

O setor de produtos orgânicos no Brasil teve aumento de 15% em relação ao faturamento de 2018, faturando R$ 4,6 bilhões em 2019. O levantamento foi feito pela Organis – entidade que promove e informa sobre o mercado de orgânicos. Mesmo em meio a uma crise econômica, o aumento expressivo mostra que os brasileiros estão dando mais valor à alimentação saudável e investindo mais naquilo que colocam à mesa.

aumento mercado orgânico brasil 1

A pesquisa também mostrou que o mercado de exportação foi igualmente bom, mesmo que 2019 tenha sido um ano de grande variação cambial. As 26 empresas associadas exportaram cerca de U$ 190 milhões, uma alta de 5,5% em relação ao ano anterior.

aumento mercado orgânico brasil 2

Para Clauber Cobi Cruz – diretor da Organis, a mentalidade dos brasileiros vem mudando nos últimos anos: “Nossa estimativa tem base no aumento de toda cadeia. A principal feira do setor de orgânicos, a BioBrazil, cresceu 33% em número de expositores. Tivemos muitos brasileiros visitando as principais feiras internacionais do setor, mais do que em outros anos, na busca por ideias e conceitos com potencial para ser trabalhados por aqui. Rompemos a barreira das 20 mil unidades produtivas e o varejo entendeu a importância do orgânico no portfólio dos saudáveis.”

aumento mercado orgânico brasil 3

De acordo com ele, a tendência para este ano também é otimista e a estimativa é de que o mercado cresça em média 10% em relação a 2019. Para a Organis, a explicação está no aumento da relevância da produção orgânica como parte da solução das questões ambientais. Hoje as pessoas não estão apenas preocupadas com a alimentação, mas em fazer parte de uma cadeia sustentável.

aumento mercado orgânico brasil 5

Publicidade

Fotos 1, 2 e 3: Unsplash

Foto 4: Rovena Rosa | Agência Brasil


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Planta que aponta para origem da Mata Atlântica pode sumir para sempre