Arte

Paisagens de texto impressas em 3D discutem sobre transformação urbana

por: Gabriela Glette

A globalização e a tecnologia têm transformado as cidades como uma rapidez nunca antes vista. Metrópoles como Londres, Nova York, São Paulo e Shangai são verdadeiras selvas de asfalto, onde imensas construções verticais atropelam a natureza e as pessoas. Para discutir sobre a rápida transformação urbana, o artista chinês Hongtao Zhou cria inovadoras paisagens de texto impressas em 3D, que apesar de visualmente harmoniosas, passam uma mensagem clara e preocupante.

paisagens texto em 3d 1

Suas maquetes oferecem uma visão dimensional das cidades, porém com um detalhe que faz toda a diferença: as construções, na verdade, são letras de diferentes alturas, que formam palavras que descrevem o local. Algumas de suas obras também foram impressas em um plano de fundo flexível e dobram como papel.

paisagens texto em 3d 2

Recentemente apresentada na edição de 2019 da Bienal de Arte de Veneza, sua série pretende fazer com que os visitantes parem e considerem como a expansão desordenada de nossas cidades está causando um efeito prejudicial em nosso planeta.

paisagens texto em 3d 3

No entanto, ao nos apresentar uma estrutura rígida como a de uma cidade de maneira fluida, ele também discute sobre a própria arte, sugerindo que a criatividade não é linear e não deve ser classificada como tal.

paisagens texto em 3d 4

À medida que a forma geral da escultura se curva, a paisagem urbana é invertida, formando a imagem abstrata e metafórica de uma cidade virada de cabeça para baixo. Através deste trabalho incrível e premiado, o artista questiona como podemos colaborar para encontrar soluções eficazes e, finalmente, alcançar um equilíbrio entre desenvolvimento industrial e sustentabilidade ecológica.

Publicidade

Fotos: Hongtao Zhou


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Livro reúne lugares e paisagens que parecem saídos de filmes de Wes Anderson