Inovação

Pele vegetal de cacto e algodão é alternativa sustentável ao couro

por: Vitor Paiva

A criatividade e a inteligência são o que podemos ter de melhor enquanto espécie – e nunca foi tão importante utiliza-las quanto agora, para encontramos alternativas para o predatório comportamento humano, e nosso apocalíptico impacto sobre o meio ambiente. Sendo a moda uma de nossas mais poluentes indústrias, é natural que dela também venham grandes ideias para o desenvolvimento de materiais alternativos – é isso que a marca mexicana Desserto oferece: um couro vegano, orgânico e natural, totalmente livre de crueldade animal, feito de cacto.

Trata-se da primeira marca trabalhando com couro de cacto no mercado, com um resultado tão positivo que é capaz de alterar a indústria do couro na direção de uma realidade muito mais sustentável. Os nomes por trás da Desserto são Adrián López e Marte Cázarez, e a marca estreou no meio da moda feira internacional Lineapple, no ano passado em Milão. Em diversas feiras pelo mundo desde então, a marca vem causando verdadeiro furor pelo incrível resultado de seu couro de cacto.

Adrián López e Marte Cázarez, criadores da Desserto

Além de parcialmente biodegradável e orgânico, o material é durável e de qualidade suficientemente alta para servir de base para todo tipo de roupas, móveis e acessórios. “Depois de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, nós conseguimos produzir um material apropriado capaz de atender as necessidades da indústria que utiliza couro animal ou sintético”, diz o co-fundador e vice-presidente da empresa, Adrián López.

“Essa é a hora certa para oferecer alternativas, visto que não só a indústria está interessada em novos materiais, como cada vez mais os consumidores estão exigindo materiais ecologicamente corretos”, diz. Estima-se que a indústria de couro vegano valerá cerca de 85 bilhões de dólares em 2025.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tão importante quanto Steve Jobs, criador do ‘copiar’ e ‘colar’ morre aos 74 anos