Arte

Pequena vila na Hungria abriga o maior livro artesanal do mundo

por: Gabriela Glette

Enquanto uns discutem sobre o possível fim dos livros, Gábor Varga e seu filho Bela Varga foram responsáveis por fabricar o maior livro artesanal do mundo, em 2010. Pesando cerca de 1, 4 toneladas, ele fica na pitoresca cidade húngara de Szinpetri. Hoje, a pequena vila de 300 habitantes, é conhecida por abrigar o maior livro artesanal da história da humanidade, encadernado a partir do couro de 13 vacas.

maior livro artesanal 1

Mestres na fabricação de papel tradicional, o livro foi feito usando técnicas ancestrais de encadernação, ajustadas em uma escala muito maior do que o habitual. Atualmente em exibição na fábrica de papel Szinpetri, empreendimento familiar, ele mede 4,18m x 3,77m, pesa um total de 1.420 kg e apresenta 346 páginas impressas com informações sobre a flora e fauna locais.

Segundo Bela, de 71 anos, o livro é único não apenas pelo tamanho, mas sobretudo pelas técnicas utilizadas: “Foi feito com códigos antigos e mesas de madeira da Suécia”. Resquício de uma técnica milenar na qual hoje esquecemos, fabricar o livro foi um grande empreendimento. Suas cinco dobradiças foram cortadas a laser, o papel foi importado de uma fábrica de papel austríaca e a impressão foi feita em uma grande impressora industrial usada para fazer anúncios em outdoors.

Para que ele pudesse ser disposto na fábrica de papel, foi preciso um guindaste e, são necessárias seis pessoas para apenas virar uma de suas páginas gigantes. Intitulado “Our Fragile Natural Heritage” – Nossa natural e frágil herança, em tradução livre, na busca por quebrar este recorde, há dois anos uma empresa em Abu Dhabi lançou um livro gigante de 5 metros de altura, que acabou conquistando o posto de maior livro do mundo. Porém,  ainda assim o livro de Szinpetri continua sendo o maior livro do mundo feito à mão, usando técnicas tradicionais.

maior livro artesanal 3

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jason Momoa surge vestido de Ozzy Osbourne em homenagem linda