Sustentabilidade

Plástico de origem vegetal poderá ser reciclado centenas de vezes graças a avanços da ciência

por: Gabriela Glette

Mesmo com a constante diminuição do uso do plástico e do aumento da reciclagem, é preciso admitir que utilizar um produto de origem fóssil, não é bom para o planeta. Isto sem contar que quando reciclamos uma embagalem plástica, como por exemplo uma garrafa, a mesma acaba tendo qualidade inferior com propriedades piores que a original. Cientistas das Universidades de Bath e Birmingham, na Inglaterra, desenvolveram um novo método de reciclagem química, que pode reciclar um plástico de origem vegetal centenas de vezes, sem que este perca a qualidade.

reciclagem plástico vegetal 6

O método da equipe consiste em utilizar temperaturas mais baixase catalisadores mais ecológicos que os métodos anteriores. O resultado é que eles conseguem converter os plásticos novamente em suas moléculas químicas constituintes – para que eles possam ser usados ​​para fazer novos plásticos da mesma qualidade que o original.

reciclagem plástico vegetal 4

Matthew Jones – um dos co-autores do projeto, explica: “Atualmente, a maioria dos plásticos é reciclada usando métodos mecânicos, onde são lascados em grânulos e derretidos antes de serem moldados em algo novo. Mas este processo altera suas propriedades e reduz a qualidade, o que limita a gama de produtos em que pode ser usado.”

reciclagem plástico vegetal 1

O plástico de origem vegetal

A equipe conseguiu superar este desafio quebrando polímeros de plástico em seus blocos de construção químicos, para que possam ser usados ​​novamente para fazer plástico virgem sem perder nenhuma de suas propriedades.

reciclagem plástico vegetal 5

No entanto, isto somente aconteceu quando eles reciclaram o PLA à base de plantas, que é feito de amido ou dejetos agrícolas em vez de petroquímicos, e é usado em embalagens de alimentos “biodegradáveis” e em talheres e copos descartáveis.

reciclagem plástico vegetal 2

Atualmente, o PLA não é reciclado porque ainda não é amplamente utilizado. Porém, com a crescente conscientização sobre a poluição por plásticos, a demanda dos consumidores por embalagens recicláveis ​​está crescendo. E agora temos ainda mais um motivo para aumentar ainda mais o uso deste material! Para ter acesso ao estudo completo, basta clicar aqui.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: uma janela para outros mundos | parte #3 | o divórcio entre humanidade e natureza