Debate

Por que a esposa de Dickens abandonou a casa e os 10 filhos que teve com o escritor

por: Gabriela Glette

Charles Dickens foi o mais popular romancista inglês e escreveu livros que até hoje figuram nas listas de melhores obras de todos os tempos. No entanto, por trás do gênio por trás de ‘Oliver Twist’, existia um homem egoísta, que viu na sua mulher a pessoa responsável por realizar seu sonho de ter uma família grande e feliz, esquecendo um casamento depende do esforço das duas partes. Não à toa, Catherine Dickens terminou por abandoná-lo para nunca mais voltar.
charles e catherine dickens 1

No entanto, o início da história do casal parecia um conto de fadas. Récem casados a apaixonados, Charles casou com Catherine quando tinha 20 e poucos anos e era um jornalista desconhecido. Na época eles frequentavam festas, peças de teatro, óperas e tinham uma vida social ativa e longe de preocupações.

charles e catherine dickens 2

Nove meses depois nasce o primeiro de muitos filhos do casal. Porém, se o escritor ficou feliz depois do nascimento dos 4 primeiros filhos, a partir do quinto ele passou a se queixar e a culpar a esposa por tamanha fertilidade. Até então, Catherine se esforçava e mesmo com 4 crianças em casa, acompanhava o marido em viagens e atuava em representações amadoras de peças de Charles.

charles e catherine dickens 3

As coisas começaram a se complicar a partir do nascimento do quinto filho. Catherine não tinha apenas de cuidar de várias crianças em casa, como lidar com as ‘escapadas’ do marido, que estava cada vez mais conhecido. Sem receber ajuda, muito menos compreensão por parte dele, ela começou a ficar cada vez mais nervosa, impaciente e ciumenta. Mais uma vez Charles a culpou, dizendo que na verdade eles não haviam sido feitos um para o outro.

charles e catherine dickens 4

Um dia, graças a um erro dos correios, Catherine recebeu um bracelete em casa e descobriu que ele estava adereçado à amante de 18 anos de Charles. Foi quando ela decidiu se divorciar e deixar a casa. Como de acordo com as leis da Era Vitoriana as crianças deveriam ficar com o pai, ela somente conseguiu levar o filho mais velho.

charles e catherine dickens 5

Ela nunca foi convidada ao casamento de suas filhas, tampouco avisada da morte de seu filho Walter. Durante o divórcio escandaloso do casal, muitos ficaram do lado do escritor, afirmando que não é possível viver com uma esposa que não cuida de si mesma e está sempre de mau humor. Catherine passou 15 anos de sua vida grávida ou amamentando, viveu sozinha pelo resto de seus dias e morreu de câncer em 1879. Vítima de uma sociedade machista e de um marido egocêntrico, Catherine Dickens morreu sem nunca ter a chance de ser compreendida.

Publicidade

Fotos 1 e 5: Getty Images

Fotos 2, 3 e 4: Wikimedia


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Viola Davis posta exigindo justiça pelo assassinato do adolescente João Pedro