Diversidade

Projeto fotográfico registra mulheres livres com pelos e brilho no Carnaval

por: Gabriela Rassy

Adultos têm pelos. Parece uma afirmação boba, mas o costume “tradicional” de se depilar atinge somente as mulheres. No verão e, claro, no Carnaval, com roupas mais minimalistas, as mulheres que optaram por deixarem seus pêlos livres ganharam registro pelo projeto fotográfico Mulheres Adultas Têm Pelos.

A fotógrafa e idealizadora do projeto, Marcela Guimarães, foi pra rua no pré-Carnaval de São Paulo registrar as mulheres que decidiram simplesmente curtir a festa com seus pelos e corpos à mostra – e com muito brilho.

Ora, mas se seres humanos adultos têm pelos, por que eles ainda são um tabu quando estão nos corpos femininos? A partir dessa reflexão, o projeto chega para naturalizar a opção da não depilação e romper com esse pudor socialmente imposto aos pelos das mulheres.

Marcela relata ainda que está tomando coragem de exibir seus pelos a medida que o projeto ganha força e feedback: “No carnaval do ano passado, por exemplo, eu estava com pelos na perna, mas na axila e virilha ainda não me sentia confortável em deixar. Pra esse ano, estou com mais coragem e já saí com todos os pelos à mostra”.

“Observamos que poucas mulheres estavam com os pelos amostra. Provavelmente por receio de lidar com olhares e comentários agressivos? Não temos certeza, mas no fim é apenas sobre se sentir bem em seu próprio corpo e com as escolhas que você faz pra ele, e ter a liberdade de curtir essa época deliciosa de carnaval do jeito que você se sentir feliz”, conta a fotógrafa.

As fotos feitas no sábado de pré-Carnaval, durante o cortejo do bloco Desculpa Qualquer Coisa, em São Paulo. Criada para ser um espaço de diversão com respeito e pluralidade para o público LGBTQI+, A Desculpa é, acima de tudo, uma festa e um bloco de mulheres para mulheres.

Confira as imagens:

Publicidade

Fotos: Marcela Guimarães


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça algumas das candidatas indígenas que lutam por representatividade nesta eleição