Criatividade

Projeto reúne cadernos escolares antigos de pessoas do mundo todo; colabore!

por: Gabriela Glette

Com a internet e a tecnologia, hoje diversas instituições de ensino estão adotando métodos mais interativos e substituindo livros e cadernos de exercício por tabletes e computadores. Por isto, acabamos nos esquecendo que há poucas décadas atrás, não era desta maneira que nossos pais e avós estudavam. Como maneira de disponibilizar escritos de jovens e crianças do fim do século 18 até o início dos anos 2000, surge o Exercice Book Archive, que vem digitalizando milhares de produções de mais de 30 países.

caderno frança

Caderno de uma garota francesa, de 1985.

Estes livros de exercícios e cadernos escolares não apenas são documentos importantes, mas servem como pista sobre a própria cultura da época em que foram produzidos. A iniciativa surgiu da organização sem fins lucrativos italiana – Quaderni Aperti (Cadernos Abertos), baseada em Milão. Os materiais vêm sendo coletados desde 2004 e hoje a plataforma já possui mais de 30 mil páginas escaneadas.

caderno japão

Caderno japonês de 1969.

Seguindo o mesmo princípio colaborativo da Wikipedia, qualquer um pode emprestar e até mesmo doar seus antigos cadernos, sendo que os originais ficam armazenados na sede da organização. Voluntários do mundo inteiro também fazem um trabalho precioso de tradução para outras línguas.

caderno portugal

Caderno de Portugal, de 1947.

No entanto, além de disponibilizar todo este material, o projeto promove atividades presenciais como exposições e seminários, com o objetivo de estimular o debate sobre educação. Organizados em ordem cronológica, cada caderno recebe uma etiqueta que especifica o país, a data e se ele já foi traduzido para o inglês. Com conteúdos do Brasil ao Japão, o que esta plataforma está fazendo é um trabalho maravilhoso de não deixar o conhecimento morrer. Afinal, não é porque o futuro chegou que nós precisamos jogar todo o passado no lixo, não é mesmo?

caderno brasil

Caderno brasileiro de Campo Grande, datado de 1932.

Embolorado ou rabiscado, um caderno é um incrível instrumento de preservação da memória de um país. Para colaborar basta acessar aqui e preencher os formulários necessários.

Publicidade

Fotos: reprodução Exercice Book Archive


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem de 12 anos reforma e decora casa da família em 1 semana com somente 50 libras