Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cerca de 71% da superfície da Terra é composta por água, no entanto, apenas 1% desta água é doce e acessível. Sendo assim, por que não aproveitamos melhor a água salgada? Uma equipe da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia (KAUST), localizada na Arábia Saudita, parece ter encontrado a solução. Os pesquisadores descobriram que uma bactéria tolerante ao sal cultivada no mar vermelho pode nos ajudar a poupar 30% da água mundial, se for utilizada em sanitários de água salgada.
A bactéria remove o nitrogênio das águas residuais salgadas (esgoto), para que então elas possam ser devolvidas ao meio ambiente, podendo substituir os sanitários de água doce. A cada descarga feita em um vaso sanitário, perdemos em média 10 litros de água, o que representa cerca de 30% da demanda total de água doméstica do mundo. No entanto, o uso de água salgada pode nos ajudar a distribuir melhor os recursos do planeta.
A prática jé é usada em Hong Kong desde meados dos anos 1950, assim como em Cingapura e Tóquio. Esta é uma maneira de preservar a água tratada para usos mais nobres e garantir a oferta para o consumo humano. Segundo Glauco Kimura, coordenador do Programa Água para a Vida da ONG WWF-Brasil: “É um absurdo ainda usarmos água limpa em descargas”.
Depois de 3 anos de testes, a bactéria AMX11 – Candidatus Scalindua, mostrou-se 90% eficaz no tratamento de águas residuais. Uma solução para cidades costeiras, se levarmos em conta que a população mundial deva aumentar para 10 bilhões em 2050, deveríamos limitar o quanto antes o uso de água limpa e tratada em descargas.
A prática de utilizar água salgada nas descargas começou há mais de 5 décadas, após um problema de falta d’água crônico na ilha. Hoje, mais de 90% dos habitantes de Hong Kong têm suas descargas abastecidas com água salgada e a cidade é a maior referência mundial em conservação hídrica neste quesito.
Segundo o órgão responsável pelo abastecimento, o “uso extensivo de água do mar tem ajudado a reduzir a demanda por água potável em descargas”. Hoje, a ilha tem dois sistemas de encanamento, um para água doce e outro para a salgada e nos dá um ótimo exemplo de gerenciamento de recursos.
Publicidade
Em tempos de ataques incessantes ao meio ambiente, a notícia de que Ailton Krenak foi eleito o intelectual do ano é...
O uso das bicicletas está tomando conta das prioridades de grandes cidades ao redor do mundo. Paris, a charmosa cidade...
Um alerta feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) preocupa cientistas e ambientalistas que lutam contra o...
Transformar o sonho de um bairro sustentável, incorporado à natureza, agradável de se viver e trabalhar, sem...
O planeta vai enfrentar um "futuro horrível de extinção em massa , saúde decadente e transtornos climáticos " que...
Você já pensou na quantidade de flores desconhecidas que existem por aí? A raridade de algumas espécies se dá por...
O verão é a estação mais incrível do ano. Em que época você vai ver um grupo de orcas navegando pelos mares da...
Você sempre achou que os homens eram os únicos seres vivos que sabiam manusear ferramentas de boa pelo mundo? Engano...
O intenso período de seca que assola atualmente o Quênia vem ameaçando a vida de milhões de pessoas no país...