Inspiração

São Paulo terá Praça Marielle Franco e placas explicando os nomes das ruas

por: Vitor Paiva

Desde que foi brutalmente assassinada em 14 de março de 2018, a vereadora carioca Marielle Franco ganhou diversas homenagens, formais e informais, por todo o mundo. Uma homenagem informal já havia sido realizada em uma escadaria em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, com uma grande foto de Marielle, mas agora um projeto de sancionado recentemente pelo prefeito Bruno Covas oficializa o nome de Marielle para batizar uma praça na Brasilândia, na zona norte da capital paulista. Junto com Marielle foi também assassinado seu motorista na ocasião, Anderson Gomes.

Marielle Franco

O PL vem justo depois que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vetou outro projeto com a mesma intenção para Brasília. Apesar da Câmara Legislativa da cidade ter aprovado o nome de Marielle Franco para uma praça no Setor Comercial Sul no final do ano passado, Rocha alegou que a vereadora não tinha relação com o Distrito Federal para vetar a homenagem.

A escadaria em Pinheiros com a homenagem à Marielle

Em setembro do ano passado, Marielle ganhou um jardim com seu nome na cidade de Paris, na França.

O Jardim Marielle Franco, em Paris

A praça em Brasilândia que será batizada em tributo à vereadora

Outro Projeto de Lei aprovado recentemente por Covas obriga que, como acontece no Rio de Janeiro, as placas tragam uma breve explicação sobre os nomes que batizam ruas, avenidas e praças. Há ainda a possibilidade de incluir um código QR que abrirá uma página na internet com maiores informações sobre o nome de cada rua. A lei deve ser regulamentada até abril, e as sinopses passaram a ser incluídas conforme a sinalização for renovada. 

Placa da Rua Machado de Assis, no Rio de Janeiro

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher investe quase R$ 150 mil e gasta mais de 200 horas para tatuar corpo da cabeça aos pés