Inspiração

Babuíno é flagrado erguendo filhote de leão igualzinho no filme ‘O Rei Leão’

por: Yuri Ferreira

A amizade entre Rafiki e Simba no clássico ‘Rei Leão’ da Disney marcou várias gerações desde os anos 90. O babuíno místico e o futuro rei da selva consagram a cena de abertura – ao som de ‘O ciclo sem fim’ – que marca o filme. Mas quem poderia imaginar que uma amizade como essa apareceria nas selvas de verdade?

Rafiki apresentando Simba ao reinado de Mufasa na versão original de Rei Leão

No Kurt’s Safari, ao nordeste da África do Sul, uma cena similar a do filme aconteceu. Um pequeno filhote de leão que foi deixado para trás por sua mãe foi pego por uma trupe de macacos e um dos babuínos se aficcionou pelo pequeno felino. Em um vídeo, é possível ver o símio carregando o leãozinho para lá e para cá, relembrando a clássica cena de Rafiki e Mufasa.

– Leão é salvo por irmão de ataque de 20 hienas numa treta digna de O Rei Leão

“Foi uma experiência estranha. Fiquei preocupado, pois se o filhote caísse não sobreviveria. O babuíno estava cuidando do filhote de leão como se fosse um filho seu. Em 20 anos como guia no Sul e no Leste da África, já vi babuínos matarem filhotes de leopardo e já ouvi sobre eles matando filhotes de leão. Nunca vi um carinho e uma atenção dessa maneira”, afirmou Kurt Schultz, que fotografava os animais durante um safari, em entrevista ao site americano UNILAD.

– Ilustrador brasileiro cria nova versão de ‘O Rei Leão’, desta vez com espécies da Amazônia

Olha só que fofura!

No entanto, a amizade entre os dois não será como a do filme, infelizmente. Naturalemnte, babuínos e leões não são animais amigáveis entre si e é provável que, a partir do momento em que o filhote fique um pouquinho maior, os macacos o abandonem no meio da floresta. Além disso, é difícil que os babuínos alimentem o felino apropriadamente.

– Iza e Ícaro Silva. Beyoncé e Donald Glover. Você vai ter que ver ‘O Rei Leão’ duas vezes

“O grupo de babuínos era enorme e a mãe leoa não seria capaz de recuperar o filhotinho. A natureza pode ser cruel muitas vezes e a sobrevivência de filhotes de predadores não é tão fácil quanto parece. Esse filhotinho vai ser uma ameaça aos babuínos quando crescer”, completou Schutz.

Confira um vídeo do babuíno com o leãozinho no Kurt Safari:

 

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/Disney Foto 2: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Barbie lança boneca de Susan B. Anthony, sufragista e 1ª mulher a votar nos EUA