Inspiração

Seleção down irá defender título em Campeonato Mundial de futsal na Turquia

por: Vitor Paiva

Apesar de ser a atual campeã mundial de futsal down, até poucos dias atrás não estava certa a participação da seleção brasileira da modalidade no próximo campeonato mundial. As inscrições iam até o último dia 05 de fevereiro, mas os alto custos fizeram com que até mesmo uma vaquinha fosse aberta para tentar custear a participação no torneio. Felizmente uma parceria foi estabelecida entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) finalmente confirmou a participação da seleção no mundial dia Turquia.

A parceria surgiu a partir dos esforços do senador Romário, do Rio de Janeiro – o tetracampeão mundial é um militante ativo dentro do senado pelos direitos das pessoas com down. “É uma Seleção que já foi campeã, tem este prestígio internacional alcançado e o presidente Rogério Caboclo solicitou que a CBF Social os auxilie nessa demanda”, afirmou Walter Feldman, secretário-geral da CBF. “Já fizemos todo o acerto interno e a Seleção de Futsal Down estará na Turquia defendendo o título no mês de março e, se Deus quiser, sagrando-se campeã”, disse.

A comemoração pelo título mundial no campeonato passado

O técnico da seleção brasileira down, Cleiton Monteiro – responsável pela vaquinha anterior à parceria, que havia arrecadado R$ 60 mil, insuficientes para custear a participação – visitou a sede da CBF, no Rio de Janeiro, para conversar com o secretário-geral. “Só tenho a agradecer ao presidente Rogério Caboclo, da CBF, por ter atendido o pedido e por acreditar na nossa causa. Somos os atuais campeões mundiais e estamos muito felizes”, afirmou Monteiro. O primeiro título da modalidade foi vencido pelo Brasil em uma campanha invicta com direito a vitória sobre Argentina na final. O Mundial down da Turquia terá início no próximo dia 31 de março.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Padre usa helicóptero para abençoar cidade e tira nota 10 na quarentena