Debate

‘Solte o cabelo, prenda o preconceito’: escola do RS lança campanha contra preconceito racial

por: Gabriela Glette

Visando o empoderamento das crianças, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint’Hilaire, em Porto Alegre (RS), criou o projeto ‘Afroativos – Solte o cabelo, prenda o preconceito’. Em um país onde a maioria da população é negra, a iniciativa visa amparar as crianças em relação ao bullying e ao preconceito racial.

campanha contra preconceito racial 3

Tudo começou quando a direção da escola recebeu uma carta de uma de suas alunas. Kherollen Shwnna Barbosa, de 10 anos, revelou sofrer bullying por conta dos cabelos crespos: “Quando falam do meu cabelo, eu fico com um aperto no coração. Isso não me entra. Eu não consigo acreditar que isso me machuca muito. O que tem o meu cabelo? Eu não sei mesmo”.

campanha contra preconceito racial 2

Ao ler o relato, a professora Larisse de Moraes, decidiu criar o projeto. Em entrevista, ela disse que também passou pela mesma coisa: “Eu passei 25 anos alisando o meu cabelo, para me encaixar nos padrões. Porque a gente cresce ouvindo que a nossa beleza não é o ideal”.

campanha contra preconceito racial 3

No entanto, esta não é a única iniciativa da escola que busca uma maior valorização da cultura afro brasileira. Com a criação Calendário Afroafirmativo, a escola vem resgatando datas comemorativas. A cada mês, grandes marcos da cultura afro e realizações de personalidades negras são destacados pelo calendário, que está disponível para download gratuito aqui. Assista a reportagem completa aqui:

 

Publicidade

Fotos: reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Criança morre após ser obrigada a pular em cama elástica por horas debaixo de sol