Ciência

Sucuri de 5 metros devorou três cães e foi encontrada em sítio de SP

03 • 02 • 2020 às 17:41
Atualizada em 04 • 11 • 2021 às 16:26
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista político. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Já pensou estar andando tranquilamente em sua casa e encontrar uma sucuri de 5 metros? Foi isso que aconteceu com um agricultor da região rural de São Carlos, interior de São Paulo, durante um fim de semana. O morador encontrou a cobra perto de um brejo ao lado de um rio que passa por sua propriedade.

Segundo ele, a sucuri já havia devorado três cães que moram na propriedade. As imagens, entretanto, mostram que o animal já havia digerido há um bom tempo os cachorros. O corpo de Bombeiros da região capturou a cobra e a levou para um outro habitat natural.

– Sucuri de 5 metros que engoliu capivara é flagrada em vídeo e impressiona

A víbora foi encontrada pelo dono de uma propriedade e foi devidamente resgatada pelos Bombeiros, que a devolveram para a natureza

A sucuri não é uma cobra peçonhenta nem naturalmente violenta com os seres humanos. Porém, seu estilo predatório é bastante assustador, tendo em vista que ela é capaz de ingerir animais de dimensões enormes, como jacarés e cobras.

“Ela pode comer uma capivara, um veado… Se ela tiver um porte muito grande, de 6 metros, tem capacidade de ingerir um bezerro ou um jacaré. Pode comer também aves. Ela começa a apertar a presa, que morre por asfixia. Enquanto percebe pulsação, vai apertando. Quando percebe que não tem mais pulsação, continua segurando por alguns minutos”, afirmou o biólogo Giuseppe Puorto ao G1.

– Foto de cobra totalmente invisível em sua camuflagem está levando internet ao delírio

Através do asfixiamento da sua vítima – a sucuri se enrola no corpo e pressiona a presa até que ela perca sua pulsação -, a cobra assassina. Depois, seu corpo super elástico começa a deglutir a vítima e se expande até que o réptil fique enorme e sem forma, pois ela não mastiga o corpo, apenas o engolindo inteiro.

– Série de fotos impressionante mostra cobra devorando crocodilo

“Com toda essas características da anatomia, ela vai aos poucos abocanhando e se moldando ao tamanho da presa. Então, ela solta as voltas que deu ao redor do animal, segurando-o com apenas uma das voltas, para ter apoio para a cabeça avançar. É um processo demorado, lento”, concluiu Puorto.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Canais Especiais Hypeness