Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A ação foi gravada no último domingo (2 de fevereiro) de dentro de um imóvel, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sem que os policiais envolvidos percebessem, e divulgadas nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (3).
Em entrevista para o Correio 24 horas, o jovem disse temer uma reação do PM, que ainda não foi identificado, mesmo sem ser responsável pelo vídeo. “Me sinto ameaçado, se ele [o PM] vai querer me pegar, fazer maldade comigo”.
– Jovem negro taxado de ‘suspeito’ por fotos em bairro de Jundiaí inicia carreira na fotografia
Ele disse ainda que está com medo de sair de casa e que não tem mais vontade de usar o black power, pois o policial repetiu diversas vezes que aquele era ‘cabelo de bandido‘. O adolescente afirma que usa o cabelo black há pelo menos um 1 ano e foi a primeira vez que foi discriminado.
O jovem negro foi agredido pelo PM por causa do cabelo black power
A vítima relembrou ainda, durante a entrevista, que, no dia da abordagem, tinha levado uma amiga de sua namorada no ponto de ônibus.
“Parei para conversar com um colega que tava de carro. Foi quando a viatura veio e fez a abordagem. Deu chute primeiro na perna do meu colega e depois veio para cima de mim. Falou que eu era vagabundo com esse cabelo aqui, ladrão”. O vídeo mostra o PM retirando a boina do jovem e a jogando no chão.
– Miss e empresária acusa banco de racismo ao ser detida tentando sacar o próprio dinheiro
Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou a corporação “não preconiza com a violência e rechaça todo e qualquer tipo de conduta violenta”. Além disso, confirmou que o vídeo será encaminhado para a Corregedoria-Geral da PM para ser analisado.
Quem também se manifestou foi o governador Rui Costa, em publicação feita em seu perfil oficial no Twitter, na manhã desta terça-feira (4), comentou a denúncia de racismo envolvendo um policial militar da Bahia.
“Como governador do Estado da Bahia, não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, disse.
– Pastor citado em disco de Emicida será Jesus no desfile da Mangueira
Como bem apontou Tia Má, em seu post, a conduta do policial é sinal de regressão em nossa sociedade. Se entre os anos 60 e os anos 80 o black power tornou-se um símbolo de resistência e reafirmação da estética negra, hoje ele deveria ser um símbolo de celebração e não motivo de agressão. Veja o texto na íntegra:
E, como fez a influenciadora, é importante chamar atenção para a violência que jovens negros têm sofrido. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal, 56% da população brasileira concorda com a afirmação de que “a morte violenta de um jovem negro choca menos a sociedade do que a morte de um jovem branco”.
– Iza mostra crescimento do cabelo natural e nós ganhamos a semana
E, de acordo com o Programa do Fundo de População da ONU a cada 23 minutos, um jovem negro morre no Brasil, um dado que não vai mudar sem consciência e indignação sobre casos como estes de Salvador.
Publicidade
Um caso chocou a população paraibana após repercussão na imprensa no mês passado. Uma jovem de 15 anos de idade...
Após publicar um vídeo na internet, Henrique Harrison, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), teve sua...
Todo mundo conhece o estereótipo da propaganda de cerveja. Uma ou várias mulheres com pouca roupa costumam bastar...
'O primeiro Campeonato Carioca de Apertar Um' é uma das atrações inusitadas e polêmicas de um dos bares mais...
Para uma das pessoas mais cruéis da história da humanidade, com inimigos espalhados pelos quatro cantos do mundo,...
João Pedro, (mais um) um jovem negro de 14 anos assassinado durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro,...
Mais um caso de assédio: um homem filmou de maneira não consensual a advogada Mariana Maduro, de 33 anos, enquanto...
Existe amor para todos? Condenado a prisão perpétua por assassinato, John Tiedjen se casou enquanto cumpre sua...
Há algumas semanas o Hypeness noticiou o afastamento espontâneo da antropóloga Debora DIniz de suas funções na ONG...