Ciência

Universidade da Bahia possui dispositivo capaz de rastrear DNA do coronavírus em 3 horas

por: Redação Hypeness

A redução no tempo de diagnóstico do novo coronavírus foi de 48 para 3 horas graças a um equipamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba). As informações são do Correio 24 Horas

O processo, é o mesmo que foi capaz de identificar o zika vírus, há cinco anos e é realizado por um equipamento batizado de Real Timer e que realiza um processo chamado RT-PCR. De acordo com o pesquisador e virologista Gúbio Soares, em entrevista para o Correio, todo o processo, que confirma o diagnóstico, pode ser concluído em até três horas.

– Como coronavírus expõe racismo e xenofobia contra orientais no Brasil

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), explicou que o processo de diagnóstico precisa ser confirmado fora do estado e as análises para que isso seja concretizado começam no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, mas precisam ser finalizadas no Rio de Janeiro. 

Por enquanto, este processo pode ser realizado na Ufba. Também de acordo com Soares, esta é a forma mais eficiente para cravar um diagnóstico atualmente. 

– Coronavírus: moradora descreve como é viver epicentro do surto em cidade fantasma na China

O equipamento, que chegou à universidade no final de 2019, é uma versão ainda mais moderna do mesmo usado na identificação do Zika, em 2015. A previsão é que ele seja capaz de realizar a análise de 90 amostras por dia. 

 

– China mostra vídeo de hospital construído em 10 dias para tratar coronavírus

A identificação, no entanto, ainda não foi realizada justamente pela falta de amostras circulando na Bahia. O estado só relatou dois casos suspeitos, no começo da epidemia de coronavírus, em janeiro, mas nenhum deles foi confirmado. Atualmente, nove casos suspeitos são avaliados, nenhum deles na região Nordeste. 

Publicidade

Foto: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gato de Cuiabá é comprovadamente o 1º contaminado com Covid-19 no Brasil