Ciência

Universidade portuguesa de Aveiro disponibiliza 2500 títulos sobre os países africanos e orientais de língua portuguesa

por: Vitor Paiva

Criado em 1997 pela Universidade de Aveiro, o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e pela Fundação Portugal-África, o Portal das Memórias de África e do Oriente procura documentar e potencializar os laços culturais que unem Portugal e os países africanos e orientais que também falam a língua portuguesa. Como uma ponte para o passado e a identidade coletiva que une tais países, o Portal oferece obras, documentos, livros e outros registros de países como Angola, Guiné, Macau, Goa, Cabo Verde, Moçambique, Timor, São Tomé e Principe e, é claro, Portugal.

A Universidade de Aveiro

São mais de 2.500 obras e publicações ligadas à história do período colonial com mais de 353 mil registros bibliográficos e mais de 343 mil páginas digitalizadas – e com tal base de dados ainda em progresso e constantemente sendo ampliada. “Temos trabalhado com muitas instituições portuguesas, sendo a última a Biblioteca Nacional que nos disponibilizou 67 mil registos que irão ser colocados na base à medida que formos conseguindo compatibilizar o formato”, afirma Carlos Sangreman, da Universidade de Aveiro.

As obras disponíveis no Portal são como joias raras da documentação do período colonial, como livros didáticos primários da época, relatórios de governadores das colônias e outras páginas oficiais.

E mais: os três volumes da “História Geral de Cabo Verde”, obras do poeta e cientista Joao Vário, de Cabo Verde, a revista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Bissau Soronda e ainda a obra “O Oriente Português”, da Comissão de Arqueologia da Índia Portuguesa, registro dos períodos entre 1905 e 1920 e também de 1931 e 1940.

O portal pode ser acessado aqui.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que é a Pedra de Roseta, o mais importante documento arqueológico sobre o Egito Antigo?