Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A nova data dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi finalmente anunciada pelo COI: as Olimpíadas que aconteceriam entre os dias 24 de julho e 09 de agosto de 2020 acontecerão entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021. Trata-se de decisão inédita e acertadíssima: a pandemia do coronavírus fez com que pela primeira vez na história uma edição dos Jogos Olímpicos seja adiada – e, com isso, aconteça em um ano ímpar. Mas o espírito gregário e comunitário que marca os jogos deve ser mantido, com o mundo inteiro em esforço conjunto para vencer a pandemia.
Mas se as novas emoções olímpicas terão de esperar até o ano que vem, podemos sempre recorrer aos infinitos triunfos que os jogos já proporcionaram ao longo de seus 124 anos de história – desde Atenas, em 1896. Assim, separamos os dez momentos esportivos mais importantes da história dos jogos, que redefiniram a história da competição e mostraram o que ela pode ter de melhor. Os momentos políticos mais importantes dos jogos já foram mostrados em outra seleção aqui no Hypeness, e por isso não serão incluídos nessa lista.
Alice Coachman superando o racismo, o machismo e a gravidade em Londres © Bettman/Getty Images
Alice nasceu de uma família humilde, e treinava descalça e com equipamentos improvisados nos EUA ainda racialmente segregado. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, a atleta do salto em altura estadunidense tornou-se a primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro em uma Olimpíada.
A soviética Maria Gorokhovskaya em Helsinque © Wikimedia Commons
Ginasta nascida na antiga União Soviética, nos Jogos de 1952 em Helsinque, na Finlândia, Gorokhovskaya ganhou 2 medalhas de ouro e 5 de prata, tornando-se até hoje a maior medalhista feminina em uma mesma edição das Olimpíadas. Seu feito seria determinante para o estabelecimento do poder soviético na ginástica e nos jogos.
O brasileiro Adhemar Ferreira com sua medalha de ouro em Helsinque, em 1952 © Wikipedia
O brasileiro Adhemar Ferreira da Silva não ficou satisfeito com somente a medalha de ouro no salto triplo em Helnsique, em 1952: ele quebrou o recorde mundial por quatro vezes na mesma tarde. Na edição seguinte, em 1956, ele conquistaria novamente o ouro, tornando-se o primeiro atleta bicampeão olímpico da história.
Descalço, o maior maratonista de todos os tempos conquista Roma © COI/Wikipedia
Pelas ruas de Roma em 1960 o etíope Abebe Bikila espantou o mundo ao conquistar descalço sua medalha de ouro na Maratona. Primeiro homem a vencer duas maratonas, Bikila é considerado por muitos o maior maratonista da história. Tragicamente, um acidente de carro tiraria sua capacidade de andar em 1969.
Jim Hines superando os limites humanos no México © Popperfoto via Getty Images
Em 1968 um recorde inimaginável foi batido no México: pela primeira vez um ser humano correu os 100 metros abaixo da marca dos 10 segundos. O responsável pelo feito foi o estadunidense Jim Hines, que cravou a distância em 9s95. O recorde atual é de Usain Bolt, com 9s58.
Beamon e o mais incrível salto de todos os tempos © Wikimedia Commons
Também no México, o estadunidense Bob Beamon quebrou um recorde de forma contundente: ele saltou 8,90 metros, superando a marca anterior de 8,35 metros em 55 centímetros. Seu recorde mundial se manteve por 23 anos como o mais longevo da história, até 1991, quando Mike Powell saltou 8,95. O feito de Beamon, porém, ainda é o recorde olímpico, e o segundo maior salto oficialmente registrado.
Nadia, perfeita, nas Olimpíadas de 1976 © COI
O feito da ginasta romena Nadia Comaneci em 1976 é para muitos o maior momento das história dos jogos: com somente 14 anos ela conquistou o primeiro 10 perfeito da história da ginástica. Tratava-se de feito de tal forma inédito que o relógio marcador de pontos marcou 1.00, pois não era sequer capaz de marcar a nota máxima: ia somente até 9.9. Na mesma edição ela cravou outras seis notas 10, e levou 3 medalhas de ouro para casa. Nos jogos seguintes, em Moscou, ela conseguiria mais duas notas 10 e duas medalhas de ouro.
Nadia diante do placar que não “conseguia” dar seu 10 © COI
Magic Johnson e Michael Jordan no “Dream Team” © COI
Até 1992 em Barcelona atletas profissionais não eram permitidos nos jogos – e por isso os jogadores da NBA não participavam da competição de basquete. Quando essa regra caiu, os EUA montaram provavelmente o maior time da história do esporte – com nomes como Michael Jordan, Magic Johnson, Charles Barkley, Larry Bird, Karl Malone e Scottie Pippen ganhando a medalha de ouro e dando um dos maiores shows olímpicos já vistos.
© COI/Facebook
O maratonista brasileiro liderava a disputa durante os jogos de Atenas, em 2004, e tinha tudo para conquistar o ouro quando o ex-padre irlandês Cornelius Horan decidiu, em gesto delirante, invadir a pista e derrubar o atleta. Vanderlei se Recuperou e conseguiu conquistar o bronze, além da medalha Pierre de Coubertin do COI (Comitê Olímpico Internacional) pelo respeito aos valores dos Jogos.
© Getty Images
O nadador estadunidense Michael Phelps já havia espantado o mundo com seus feitos em Atenas, em 2004, mas foi em Pequim, na edição seguinte, que ele conquistou o topo de seu esporte: com oito medalhas de ouro, ele tornou-se o atleta a conquistar mais medalhas em uma mesma edição. Phelps bateria 37 recordes mundiais e ganharia 19 medalhas olímpicas, tornando-se também o atleta mais medalhado da história.
Publicidade
Abandonada pela mãe quando tinha um ano e meio, abusada sexualmente pelo tio, de quem engravidou aos 14 anos. Liliam...
Um vídeo viralizou na África do Sul e no mundo. São imagens de um homem pedindo sua mulher em casamento no KFC -...
Durante um ensaio fotográfico, mulheres querem se sentir incrivelmente belas. E não raro pedem aos fotógrafos que...
O que fazer quando seu sentimento de gratidão por algo é tão grande que você precisar compartilhá-lo? O Lucas...
A pouco mais de um século, nesta data, foi publicada a primeira História em Quadrinhos brasileira. De lá pra cá,...
Se alguém pode falar sobre a força da juventude fazendo do mundo um lugar melhor – e mais verde -, esse alguém é...
Arte ou ofensa? Crítica, criatividade ou blasfêmia? Mais um capítulo da polêmica dos "santos pop" se deu nessa...
A vida é sempre tão corrida e nós estamos sempre tão preocupados com o trabalho, em resolver problemas e em pagar...
Para crianças, nenhum presente é melhor do que passar o aniversário brincando rodeado de amigos. Por isso mesmo, os...