Vivenciar a verdadeira experiência de um lugar costuma exigir dos nossos cinco sentidos: o cheiro, o tato, o sabor dos alimentos locais, a paisagem, e também o som. Conhecer uma floresta, um parque, um campo é perceber a incrível mistura de sons que a natureza nos propõe, como uma orquestra perfeitamente afinada e harmônica, ao mesmo tempo que completamente aleatória.

É essa a experiência que a biblioteca de sons do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, proporciona: conhecer cada ruído, cada canto e cada som dos animais e da natureza desse que é um dos maiores e mais importantes parques naturais do mundo. Os áudios foram todos gravados diretamente no parque, e ficam disponíveis para download e uso, desde que com o devido crédito ao “National Park Service”.



O parque de Yellowstone é um dos maiores parques naturais dos EUA, e é considerado o primeiro parque natural oficial do mundo. Composta em sua maioria pelo sons de animais diversos – diversos pássaros, bisões, ursos, alces, lobos, até o águia careca, animal símbolo dos EUA – a biblioteca também oferece sons provenientes de fenômenos naturais, como o vento intenso de um furacão ou a música do fogo.

A águia careca


O barulho de bisões se alimentando, das motos de neve em que se cruza o parque no inverno, trovões, até o som de gases que emanam da terra podem ser ouvidos – está tudo na biblioteca; cada um dos infinitos instrumentos que compõem essa impressionante orquestra natural.








© fotos: divulgação