Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a tecnologia disponível hoje, nós conseguimos chegar a lugares que não conhecemos, graças a aplicativos de navegação online, como Google Maps e Waze. Atualizados em tempo real, em poucos minutos podemos ter em nossas mãos o roteiro que iremos seguir e o tempo médio estimado para a chegada. No entanto, nem sempre foi assim. De todas as invenções humanas, o mapa foi uma das mais importantes e Abraham Ortelius merece todo o nosso respeito, já que foi o inventor do primeiro Atlas Mundial.
Figura-chave na história da cartografia, Ortelius nasceu na Antuérpia – Bélgica, em 1527, durante o auge da era humanista. Filho de um dos períodos mais férteis da história da humanidade, o século 16 foi conhecido pelas inúmeras invenções revolucionárias e pela rápida mudança de visão do mundo. Fascinado por novas descobertas e viagens, foi graças à curiosidade deste homem que nós tivemos acesso ao mais que que essencial Atlas Mundial.
Ortelius era um grande colecionador de livros, gravuras, pinturas, mapas de parede e moedas de toda a Europa. Foi durante uma viagem à França, que ele conheceu o cartógrafo Gerard Mercator, que o inspirou a começar a produzir mapas sozinho. Ele iniciou sua carreira como colorista de mapas e depois se tornou um designer de mapas da empresa Plantin. Os primeiros mapas produzidos por ele foram grandes desenhos do mundo, como Egito, Terra Santa, Ásia, Espanha e Império Romano.
Depois de uma carreira bem sucedida como desenhista de mapas, Ortelius decidiu criar uma compilação de mapas de inúmeros artistas, que ficou conhecido como Theatrum Orbis Terrarum (O Teatro do Mundo). Impresso pela primeira vez em 1570, o livro apresentava uma coleção de 53 mapas, todos do mesmo estilo e tamanho, impressos em placas de cobre e organizados por continente, região e estado. O atlas quase não continha mapas desenhados por ele, mas os de outros mestres que ele admirava, cada um com a fonte indicada.
O Theatrum Orbis Terrarum foi tão bem-sucedido que teve que ser reimpresso 4 vezes no primeiro ano de publicação. Entre 1570 e 1612, o atlas foi publicado em 42 edições em 7 idiomas, incluindo latim, inglês, alemão, flamengo, francês, espanhol e italiano.
Foi neste livro que um dos mapas mais icônicos foi apresentado ao mundo – o Typus Orbis Terrarum, que cobria o mundo inteiro de pólo a pólo, revelando a forma e o tamanho dos continentes com base no conhecimento da época. Baseando-se em registros de viagem de grandes navegadores, como por exemplo Marco Polo, agradeça a Abraham Ortelius por todo o conhecimento cartográfico que temos hoje!
Publicidade
Somente em 2019, o vírus Ebola já matou mais de 2000 pessoas na República Democrática do Congo. A epidemia foi...
Não é verdadeiro o mito de que o arroz não nos fornece nutrientes: o grão é boa fonte de potássio, ferro,...
O colágeno e biossílica de esponjas marinhas estão sendo usados para desenvolver uma membrana para reparo de...
Uma expedição da Universidade de Santo Domingo, da República Dominicana, junto do Ministério de Turismo e...
A Nasa explicou que o aparente arco-íris, que internautas enxergaram em uma fotografia da Marte não passa de um...
Em março de 2018, a estadunidense Marisa Strupp, de 29 anos, foi ao dermatologista buscando remover um pelo encravado...
Vivemos hoje em um mundo onde as relações sociais são cada vez mais pautadas por posições políticas extremadas....
Ainda que as mudanças climáticas provocadas pela ação humana sejam comprovadas por toda a comunidade científica e...
O primeiro eclipse solar do ano está previsto para o próximo domingo (21) e ele não está para brincadeira: de...