Agenda Hypeness

Agenda Hype Indoor: para ocupar a mente com cultura durante a quarentena

por: Gabriela Rassy

Em meio à já anunciada pandemia do COVID-19, o novo coronavírus, muitas casas de show, baladas, bares e restaurantes fecharam suas portas até o final de março. A ideia da quarentena pode ser praticada por poucas pessoas ainda, mas esperamos que empresários e patrões de todas as áreas se conscientizem para minimizarmos o número de pessoas infectadas e não sobrecarregarmos nosso sistema de saúde – seja o maravilhoso e necessário SUS ou a rede privada.

Nessa agenda da semana, uma seleção finíssima de lançamentos musicais, clipes, filmes, séries, livros e receitas para que esse período de reclusão das ruas seja mais leve. É momento de estar em casa, mas com a mente ativa, valorizando os artistas, produtores e toda a cadeia da cultura que está sendo muito afetada pelo vírus.

Vem na minha!

  • Show Online

Kiko Dinucci apresenta Rastilho
O show não pode parar e o músico Kiko Dinucci levou o ditado à risca. O artista apresenta o show do álbum Rastilho nesta quinta, dia 19, às 21h30, pelo Facebook da Casa de Francisca.

  • Clipes

Rincon Sapiência e ÀTTØØXXÁ – Arrastão
O artista, produtor musical e empresário Rincon Sapiência lançou uma faixa, gravada em Salvador, com os maravilhosos do ÀTTØØXXÁ. “Arrastão” faz parte do segundo álbum do cantor, “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps” e traz aquela mistura entre o rap e o pagodão baiano, no melhor clima “mete dança”. Se ligue:

FENDA – GIRLGANG (prod. Coyote Beatz)
O coletivo FENDA, de Belo Horizonte, apresentou oficialmente seu segundo lançamento no ano. As minas unem ideias der forma sem igual, explanando muita força com o audiovisual batizado “GIRLGANG”. O single tem instrumental assinado por Coyote Beatz, com mixagem e masterização em colaboração com Fred Paco. O clipe ganha vida visual com clipe dirigido pelas lentes de Celina Barbi. Assista:

Letrux – Déjà Vu Frenesi
O álbum “Letrux em Prantos” mal saiu do forno e já chegou com clipão da faixa Déjà Vu Frenesi. Dirigido por Clara Cosentino, o clipe é inspirado no trabalho de Marina Abramović. “Banhada numa água Maria Callas e Platão, fui mergulhar e me baixou essa música. Psicografia musical aquática. Literalmente. Fiquei nadando, girando, cantando. Treco louco. Saí da água e corri pro celular pra me gravar e não esquecer”, revelou Letrux nas redes sociais”, escreveu a artista.

  • Filmes

Mostra do Audiovisual Negro – APAN
A plataforma de streaming da Spcine, a Spcine Play, liberou boa parte de seu catálogo de graça por um mês, a partir de terça, dia 17 de março. Destaque para a Mostra do Audiovisual Negro, da Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), com 16 títulos, incluindo o premiado documentário “Mulheres Negras: Projetos de Mundo” de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara.

Marielle, O Documentário
Neste dia 14 de março completamos 2 anos sem respostas sobre quem mandou o vizinho do presidente matar Marielle Franco e Anderson Gomes. A história da 5ª vereadora mais votada do Rio de Janeiro foi gravada, entre muitas polêmicas, e já está disponível na Globo Play.

  • Podcasts

Café da Manhã
O programa diário da Folha de São Paulo, em parceria com o Spotify, é apresentado por Rodrigo Vizeu e Magê Flores. Eles aborda os temas mais relevantes do dia, destrinchando temas diferentes a cada dia – algumas vezes com convidados especiais.O Café da Manhã é atualizado de segunda a sexta-feira e é uma ótima forma de começar o dia.

Durma com Essa
O jornalismo independente d’O Nexo traduzido em podcast com a principal notícia do dia, além de assuntos com grande repercução. Também é atualizado de segunda a sexta.

É Nóia Minha
A roteirista, escritora e paranóica de plantão Camila Fremder divide com seus convidados – que muitas vezes acabam sendo tão noiados quanto ela – todas as maluquices que passam pela sua cabeça. Então, se você é do tipo que perde o sono com pensamentos absurdos, esse podcast com certeza é feito para você. Ou não, né? Vai que você fica ainda mais noiado… Sei lá.

Santíssima Trindade das Perucas
Santíssima Trindade das Perucas é feito por três drag queens, Bianca DellaFancy, Duda Dello Russo e LaMona Divine, que se juntam na montação e nas ideias para falar, com muito humor, o melhor da cultura da pop, vivência LGBT e notícias.

História Preta
Esse é uma descoberta bem recente, dica do maravilhoso Anderson Meneses – se ligue na Agência Mural -, que é um podcast documental necessário para trazer à luz a memória histórica da população negra no Brasil e no Mundo.

Um milkshake chamado Wanda
Notícias, fofocas, opiniões e bom-humor sobre o mundo do entretenimento e a da cultura pop servem de munição para as doses semanais do podcast que sai toda quinta-feira. Os apresentadores Phelipe Cruz do Papelpop.com, Samir Duarte e Marina Santa Helena comentam os acontecimentos mais legais do showbiz.

  • Leitura

Revista Cult
A partir de hoje, a Cult começa a liberar, gradualmente, para todos os leitores, conteúdos de suas edições passadas. Para começar, um texto do filósofo italiano Giorgio Agamben sobre a dificuldade ou a impossibilidade de ler; sobre aqueles momentos nos quais gostaríamos de ler, mas não conseguimos.

Também os brancos sabem dançar
Neste romance musical, Kalaf Epalanga faz reflexões contemporâneas sobre identidade em três capítulos, cada um na pele de um personagem. Um é eles mesmo, músico e escritor angolano, que chega de trem à fronteira entre Suécia e Noruega com sua banda, e é barrado sem passaporte válido para mostrar. A obra é uma viagem colorida e repleta de memórias pessoais, musicais e literárias em torno da África, Europa e até mesmo do Brasil. Foi um dos mais vendidos da Flip 2019.

Redemoinho em dia quente
Unindo uma série de contos, Jarid Arraes conta histórias de mulheres da região do Cariri, no Ceará, onde a escritora, poeta e cordelista também nasceu, trazendo boas doses de imaginação e critica social. A obra venceu a edição 2019 do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria Conto.

O Oráculo da Noite: a história da ciência e do sonho
A partir de informações históricas, antropológicas, psicanalíticas e literárias, além das referências mais atualizadas da biologia molecular, da neurofisiologia e da medicina, o neurocientista Sidarta Ribeiro compõe uma narrativa instigante sobre a ciência e a história do sonho. O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados?

  • Youtube

Papo de Música
A jornalista Fabiana Pereira convida artistas para um papo delicioso sobre projetos, influências e vida, além das dores e delícias de trabalhar com música. Já passaram por lá Karol Conka, Duda Beat, Pablo Vittar, Criolo e muito mais.

Playgrund Brasil
Os programas são muitos, mas a recente série “Por que deu Certo?” é apenas divertidíssima e traz de volta o humor ácido de Laurinha Lero falando de temas como Depilação, Rodízio e Romero Britto.

  • Palestra

A dica desta semana é um TEDx sobre o que? Coronavírus, claro. A especialista em saúde global Alanna Shaikh fala sobre o status atual da maior pandemia que já vimos.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Michal Dziekan usa sua arte para expor o lado sombrio na nossa estrutura social