Agenda Hypeness

Agenda Hype: música, arte, cinema e literatura para ficar em casa com a cabeça no lugar

por: Gabriela Rassy

Chegamos à terceira semana de quarentena para evitar a disseminação rápida do novo coronavírus. Em todos esses dias, nossa cultura mais do que se provou necessária em todas as esferas da sociedade: é combate, é alegria, é pressão, é coração. A agenda dessa semana traz mais uma leva de boas novas para os confinados qurenteners ocuparem a mente com arte, educação e informação – que parecem estar em falta nessa família buraco.

Destaque para o Festival Marcha Entra na Sala, com programação que coloca em foco a representatividade LGBT+ em shows, DJ sets, papos e oficinas. Vale dar uma atenção à seleção gratuita de livros online ou e-books da Boitempo.

  • Festivais

Marcha Entra na Sala
O Festival LGBT Online que acontece nos dias 4 e 5 de Abril, com 20 horas de programação e repleto de representatividade LGBT. Muito mais do que um festival para promover entretenimento, engajar a saúde e segurança pública do país ao incentivar a permanência da população em casa, o festival chega para informar, produzir conteúdo online, utilizando da economia criativa a fim de gerar fomento e doações em apoio à comunidade LGBTQIA+ em situação de extrema vulnerabilidade que estão sendo afetadas pela pandemia do Covid-19. Através das plataformas no Instagram e Youtube, o festival apresenta 20 horas de programação compartilhada em shows, DJ Sets, talks e oficinas que contarão com mais de 50 atrações e personalidades da música, política, moda, arte e cultura num line-up repleto de representatividade LGBT.

View this post on Instagram

ㅤ (12:00:00) MARSHA! ENTRA NA SALA ㅤ Vocês queriam um line-up chiquérrimo 100% LGBT? ㅤ ENTÃO TXOMA! ㅤ @linndaquebrada @rosadobarraco @asbahiaseacozinhamineira @linikeroficial @potyguarabardo @melpormel @kaique.theodoro @bi_xarte @venturaprofana @aliceguel_ @ohmyveni @podeserdesligado @valenttino @malkajulieta.b ㅤ Segura o coração que esse é apenas um gostinho! Fique na sala para conferir muito mais atrações com figuras emblemáticas da música, moda, política e demais vertentes da arte e cultura, pois somos uma comunidade COMPLETA, né não?! ? Nos dias 4 e 5 de Abril, a partir das 15h, a programação será transmitida ao vivo através das nossas redes no Instagram e Youtube, nos próximos dias você já pode acompanhar um conteúdo incrível que estamos preparando para a sua quarentena ficar mais colorida! ㅤ E o mais importante: NOSSA VAKINHA JÁ ESTÁ NO AR! (LINK NA BIO) Doe e compartilhe agora mesmo para fazer parte dessa rede de afeto e solidariedade em prol da sobrevivência de pessoas LGBT em situação de extrema vulnerabilidade. ㅤ #FestivalMarshaEntraNaSala #MarshaOn #MarshaLGBTonline

A post shared by MARSHA! ENTRA NA SALA (@festivalmarshaentranasala) on

#FestivalFicoEmCasaBR
Em mais uma semana de shows por live streaming, a edição brasileira do festival que nasceu em Portugal segue com programação e shows deliciosos. Com cerca de 10 horas de transmissão contínua por dia, o festival repete a sequência de live shows de terça à sexta trazendo novos nomes de diferentes partes do país, em apresentações de 30 minutos que levam o palco até a sua casa.

View this post on Instagram

A primeira edição da versão brasileira do Festival Fico em Casa reuniu cerca de 135 mil pessoas durante as apresentações de mais de 80 artistas e apresentadores. A programação foi construída de forma plural por mais de 250 produtores, bandas, jornalistas e agentes culturais espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 10 horas de transmissão contínua por dia, o festival repete a sequência de live shows de terça à sexta trazendo novos nomes de diferentes partes do país, em apresentações de 30 minutos que levam o palco até a sua casa. Contemplando ritmos e estilos variados, na nova edição bandas e artistas se misturam e realizam um contato direto com o público, lendo comentários e reforçando a importância da arte e da cultura para a sociedade. As transmissões acontecem simultaneamente no Youtube, Facebook e Twitter e no Instagram de cada artista. #FestivalFicoemCasaBR #CuidadoColetivo #ArteCura #MúsicaSalva #ArtistasUnidos #FestivalemRede

A post shared by #FestivalFicoEmCasaBR (@festivalficoemcasabr) on

 

  • Álbuns e Clipes

Josyara e Giovani Cidreira lançam “Estreite”
Duas vozes baianas, dois trabalhos profundos e sensíveis. Josyara e Giovani já tinham conquistado horas do meu player com seus trabalhos individuais. Agora a dupla aparece unida por esse novo álbum de composições assinadas separadamente, mas com interferências de ambos. Estreite faz parte do projeto especial Joia Ao Vivo, do selo independente Joia Moderna, com a curadoria do DJ Zé Pedro e de Marcio Debelian.

Academia da Berlinda lança Descompondo o Silêncio
Há 16 anos na estrada, de Olinda para o mundo, a deliciosa Academia da Berlinda lança mais um álbum em uma produção 100% olindense. As 10 faixas originais revisitam as referências da banda, que passam pelos trovadores medievais e pela ciranda pernambucana.

Dua Lipa – Break My Heart

Luisa e os Alquimistas

Leia também:

Exercícios em casa: canais e apps para manter a saúde física e mental na quarentena

  • Filmes

#MISemCasa
A programação virtual especial do Museu da Imagem e do Som traz novidades para a semana de 30 de março a 5 de abril. No sábado, 4 de abril, acontece a segunda edição do “Bate-papo de cinema – Pontos MIS”, com o longa premiado de Kleber Mendonça Filho, “Bacurau”, seguido de debate virtual com membros da equipe do longa. Outro destaque é o vídeo inédito sobre a exposição “John Lennon em Nova York por Bob Gruen”, em que o curador da exposição, Ricardo Alexandre, revela detalhes da amizade entre o fotógrafo e o astro da música. A programação ainda contempla o “Ciclo de Cinema e Psicanálise – Infiltrado na Klan”, sobre o maravilhoso e necessário filme de Spike Lee.

O filme Bacurau é exibido na programação do MIS em Casa, que acontece durante a quarentena do coronavírus

Videocamp
Em parceria com o Believe Films, selo que reúne conteúdos para expandir a possibilidade de acreditar em um futuro positivo e possível para todas as pessoas, e as produtoras Maria Farinha Filmes e Participant Media disponibilizam uma lista especial de filmes para serem assistidos online. Até 25 de abril é possível assistir a “Tarja Branca”, documentário que revela a importância do brincar e do espírito lúdico, “O Começo da Vida”, sobre desenvolvimento dos seres humanos; “Waapa”, que propõe um mergulho inédito na infância Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT); entre outros.

  • Artes Cênicas

Teatro Oficina | Os Sertões
As sessões na quarentena acontecem para mobilizar o público a contribuir para o Oficina atravessar esse momento em que os teatros precisam estar fechados Pedimos colaborações de qualquer valor para manter os artistas e técnicos da companhia enquanto não podemos estar em cena. As apresentações acontecem de quinta a domingo, às 21h.

View this post on Instagram

Essa semana OS SERTÕES entra na reta final na TV UZYNA Qui 21h – A LUTA I – primeiro ato Sex 21h – A LUTA I – segundo ato Sáb 21h – A LUTA II – primeiro ato Dom 21h – A LUTA II – segundo ato para ver e rever os episódios que já foram exibidos entre no nosso canal youtube.com/uzonauzyna LINK NA BIO Já estamos preparando outros espetáculos pra mais sessões SE INSCREVA e APERTE O SININHO ? ♥️ As sessões na quarentena acontecem para mobilizar o público a contribuir para o Oficina atravessar esse momento em que os teatros precisam estar fechados Pedimos colaborações de qualquer valor para manter os artistas e técnicos da companhia enquanto não podemos estar em cena ESCOLHA SUA MANEIRA DE COLABORAR. (no LINK da BIO) OU vá de DOAÇÃO DIRETA: CONTA CORRENTE Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona CNPJ: 53.255.451/0001-36 Banco do Brasil (001) AG: 0303-4 CC: 122771-8 (se possível, mande o comprovante para o email producao@teatroficina.com.br) EVOÉ! #TeatrOficina #OsSertões #ZéCelso #aTerra #oHomem #aLuta #EuclidesDaCunha #Teatro #CineTeatro

A post shared by Teatro Oficina Uzyna Uzona (@oficinauzynauzona) on

BroadwayHD
A Brodway disponibiliza gratuitamente shows como “O Lago dos Cisnes”, “Romeo e Julieta”, “Peter Pan” e “A Bela Adormecida” pelo período de 7 dias, para que visita e se cadastra no site.

  • Podcasts

Prato Cheio
Podcast sobre alimentação com episódios semanais que contam histórias sobre a relação entre os alimentos e a indústria, a política, a fome e os caminhos entre o que se planta, o que se fabrica, o que se come.

 

  • Literatura

E-books gratuitos da Boitempo
A editora Boitempo disponibiliza até o dia 1º de maio, diversas obras para download gratuito. Para quem pode ficar em casa, convidamos à reflexão para buscarmos entender como chegamos até aqui e para que possamos nos preparar para os desafios políticos e sociais que nos aguardam após o período de confinamento. Todos os e-books da Coleção Tinta Vermelha estão disponíveis gratuitamente  nas principais lojas do ramo: Occupy◢ Cidades rebeldes◢ Brasil em jogo◢ Bala perdida◢ Por que gritamos Golpe?◢ O ódio como política◢ Educação contra a barbárie.

  • Papo sério

Greg News | Estoque
Ainda que com humor, o papo é sério. A série de Gregório Duvivier está de volta e ácida como sempre. O primeiro episódio da nova temporada do programa chega com pé no peito e algumas boas ideias para a crise.

Tempero Drag | Eu não sou uma mulher
A professora Rita dá uma aula sobre lugar de fala e representatividade.

Publicidade

Fotos:
Liniker por Nadja Kouchi
Zé Celso por Paula Caldas


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Studio Ghibli libera 300 imagens em alta qualidade de alguns de seus mais icônicos animes