Criatividade

Artista desenvolve máscaras cirúrgicas compatíveis com reconhecimento facial

por: Vitor Paiva

A epidemia do Coronavírus segue ainda imersa em boatos, dúvidas e desinformações que mais atrapalham do que ajudam a real situação da doença. Seu surgimento, porém, deixa claro o imenso temor que toma conta da população mundial hoje diante da hipótese de uma doença capaz de ameaçar nossa saúde ou alterar nosso cotidiano. Por isso, as máscaras hospitalares cada vez mais se tornam elementos presentes em nosso dia-a-dia – o que pode potencialmente atrapalhar outro processo hoje frequente: a tecnologia de reconhecimento facial. Para resolver esse inesperado e apocalíptico dilema, a artista estadunidense Danielle Baskin criou a solução de imprimir nosso rosto nas máscaras. 

Dessa forma, os smartphones seguiriam nos reconhecendo sem que precisemos estar expostos ao ar. Trata-se de solução engenhosa e, ao mesmo tempo, assustadora – tanto em seu sentido quanto no próprio efeito visual, que aproxima-se curiosamente também de efeito cômico.

A artista, residente da cidade de San Francisco, na Califórnia, garante que sua impressão faz o reconhecimento facial funcionar, e permite que softwares funcionem e que, por exemplo, seu telefone possa ser desbloqueado sem que se retire a máscara.

Danielle lembra que, além de funcionar para reconhecimento facial, permite que, por exemplo, amigos reconheçam a pessoa por trás da máscara. “É uma piada? Sim. Não. Não temos certeza”, escreveu a artista. “Vírus não são piadas. Lave suas mãos quando puder. E tome as vacinas”.

Seja como for, o modelo está ainda em desenvolvimento e, em um sinal dos tempos, já possui uma longa lista de espera.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Máscara com óculos? Tutorial mosta como se proteger do coronavírus sem embaçar a lente