Arte

As esculturas delicadas de Marcos Sertânia, que transforma a natureza do sertão em arte

por: Redação Hypeness


Marcos Paulo Lau da Costa, ou apenas Marcos de Sertânia, retrata em suas esculturas o sertão que conheceu ainda criança. Nascido em Pernambuco, o artista começou a esculpir com apenas 12 anos, usando ferramentas do avô e dos tios, também artesãos.

Cães magros talhados em madeira se tornaram suas obras mais famosas. Assim como a cachorra Baleia em “Vidas Secas“, Marcos lembra que toda família de retirantes só fica completa com o companheiro.


Ao Nossa, do Uol, o artista conta que as obras não fizeram sucesso no início e eram taxadas de “feias” pelos moradores de Sertânia, onde vive. Suas criações recebiam críticas por apresentarem animais muito magros, sempre com os ossos à mostra.


Com o amadurecimento artístico, ele percebeu que essa era a sua assinatura e passou a apostar cada vez mais nesta representação. Sua arte já foi levada a feiras e galerias de todo o Brasil e, graças a um arcebispo da igreja católica, chegaram até mesmo às mãos do papa.


A técnica marcante foi ensinada a outros membros da família e vizinhos. São 12 pessoas trabalhando no total.

Junto com eles, Marco hoje possui uma oficina em que cada um fica responsável por uma parte do processo. O artista supervisiona tudo e faz a finalização das peças.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Marcos de Sertânia (@marcosdesertania74) on

O trabalho em equipe permite criar cerca de 200 esculturas ao mês para venda sem perder a identidade de sua obra.

Além dos cachorros característicos, o artista também retrata personagens típicos do sertão, levando a cultura da região para diversos lugares do mundo.



Para acompanhar mais do trabalho de Marcos, não deixe de seguir o artesão no Instagram.

Publicidade

Todas as fotos: Marcos de Sertânia/Reprodução Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: lançamentos carnavalescos, música, cinema e resistência