Futuro

Bife vegetariano criado em impressora 3D é aposta de startup

por: Redação Hypeness


Depois do hambúrguer à base de plantas que é ‘idêntico‘ ao de animal, uma das grandes tendências dos últimos anos uma startup espanhola apresenta o bife vegetariano ‘mais realista‘ já criado ― e, para isso, utiliza-se de uma impressora 3D.

Com sede em Barcelona, a empresa Novameat está dando o que falar na Europa por inventar um bife vegetariano que apresenta a mesma textura, aparência e sabor de um pedaço de carne animal, que na verdade é a base de plantas e ingredientes como ervilhas, algas e suco de beterraba.

– O ‘hambúrguer de laboratório’ tem inúmeros problemas e precisamos falar sobre isso

Os ingredientes são estruturados em finas fibras para recriar o tecido muscular e dar a aparência de um bife real.


Em entrevista para o The Guardian, o fundador da Novameat, Giuseppe Scionti informou que o bife ‘impresso‘ em 3D estará disponível em alguns restaurantes na Espanha e na Itália até 2021. O produto, apresentado pela primeira vez em 2018, esteve em fase de testes nos últimos anos e agora o bife 2.0 está próximo de ser lançado.

– Burger King lança ‘combo da abstinência’ e brinca com proposta de suspensão do sexo

E se a ideia de uma comida ‘impressa‘ for muito maluca para você, Scionti a defende: ele diz que é a impressora 3D que faz o bife ‘fake‘ ser tão ‘real‘. A tecnologia patenteada pela Novameat produz fibras entre 100 e 500 mícrons de diâmetro. Isso permite que a estrutura complexa da carne real seja replicada, com fibras musculares e gorduras entrelaçadas.

– Adesivo com aroma de bacon promete ajudar quem quer parar de comer carne

O grande desafio da Novameat, por agora, é baratear o custo de produção da carne à base de plantas. Custa cerca de US$ 1,50 para produzir 50 gramas de bife. Mas, em larga escala, o preço diminuiria e seria possível produzir 50 quilos de bife em apenas uma hora.

Quando será que essa novidade chega pelo Brasil?

Publicidade

Foto: Reprodução / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Máscaras contra coronavírus boiando em praias do RJ preocupam ambientalistas