Depois do hambúrguer à base de plantas que é ‘idêntico‘ ao de animal, uma das grandes tendências dos últimos anos uma startup espanhola apresenta o bife vegetariano ‘mais realista‘ já criado ― e, para isso, utiliza-se de uma impressora 3D.
Com sede em Barcelona, a empresa Novameat está dando o que falar na Europa por inventar um bife vegetariano que apresenta a mesma textura, aparência e sabor de um pedaço de carne animal, que na verdade é a base de plantas e ingredientes como ervilhas, algas e suco de beterraba.
– O ‘hambúrguer de laboratório’ tem inúmeros problemas e precisamos falar sobre isso
Os ingredientes são estruturados em finas fibras para recriar o tecido muscular e dar a aparência de um bife real.
Em entrevista para o The Guardian, o fundador da Novameat, Giuseppe Scionti informou que o bife ‘impresso‘ em 3D estará disponível em alguns restaurantes na Espanha e na Itália até 2021. O produto, apresentado pela primeira vez em 2018, esteve em fase de testes nos últimos anos e agora o bife 2.0 está próximo de ser lançado.
– Burger King lança ‘combo da abstinência’ e brinca com proposta de suspensão do sexo
E se a ideia de uma comida ‘impressa‘ for muito maluca para você, Scionti a defende: ele diz que é a impressora 3D que faz o bife ‘fake‘ ser tão ‘real‘. A tecnologia patenteada pela Novameat produz fibras entre 100 e 500 mícrons de diâmetro. Isso permite que a estrutura complexa da carne real seja replicada, com fibras musculares e gorduras entrelaçadas.
– Adesivo com aroma de bacon promete ajudar quem quer parar de comer carne
O grande desafio da Novameat, por agora, é baratear o custo de produção da carne à base de plantas. Custa cerca de US$ 1,50 para produzir 50 gramas de bife. Mas, em larga escala, o preço diminuiria e seria possível produzir 50 quilos de bife em apenas uma hora.
Quando será que essa novidade chega pelo Brasil?