Maria Julia Coutinho obteve na Justiça a condenação de duas pessoas pelos crimes de racismo e injúria racial. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, os autores são dois homens, Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Salles, que utilizaram perfis falsos nas redes sociais para ofender a jornalista da TV Globo.
A decisão cita ainda o crime de corrupção de menores, já que os dois orientaram dois adolescentes ao crime contra Maju.
“O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar uma figura pública emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”, informou o juiz Eduardo Pereira dos Santos, da 5ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo.
As penas para os crimes de racismo variam de cinco a seis anos de prisão em regime semiaberto e aplicação de multa. Maju não se pronunciou sobre o ocorrido.
Fica aqui nossa solidariedade para Maria Julia e todos os negros e negras que sofrem com esse crime abjeto. Quanto aos racistas de plantão, muito cuidado, pois a hora de vocês vai chegar.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.