Debate

Bolsonaro não está com novo coronavírus: veja líderes mundiais em alerta com a Covid-19

por: Kauê Vieira

O presidente Jair Bolsonaro se manifesou pelas redes sociais dizendo que o teste para o novo coronavírus deu negativo. Sua esposa, Michele e as filhas, além do ministro Augusto Heleno, também estão livres da doença. 

Nesta manhã, Bolsonaro foi visto circulando com uma máscara enquanto conversava com assessores. Lembrando que o uso da proteção é recomendado por especialistas para cenários suspeitos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que voltou de viagam da Espanha, se isolou por conta própria. 

Bolsonaro em jantar ao lado de Trump, nos EUA

O alerta atingiu o Palácio do Planalto após a confirmação de que Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação Social, está com o coronavírus. O membro do governo federal esteve ao lado de Bolsonaro nos Estados Unidos, onde se encontrou com Donald Trump, na Flórida. 

Fábio posou para uma foto acompanhado de Trump e do vice-presidente dos EUA, Mike Pence. O líder norte-americano disse aos repórteres que esteve com Wajngarten, mas que não está preocupado. 

Wajngarten, à direita, com Trump e Pence

“O serviço médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto”, se manifestou o governo brasileiro em nota. 

Bolsonaro e o ministro da Saúde usando máscaras em live no Facebook

A administração brasileira ressaltou que já entrou em contato com a Casa Branca informando sobre o teste positivo de Fábio Wajngarten.

‘Muito mais fantasia’

Assim como Donald Trump, Bolsonaro insiste, ou pelo menos insistia, em minimizar o risco do coronavírus e culpou a imprensa em discurso na Conferência Internacional de Miami, nos EUA. 

Durante o ano que se passou, obviamente, temos um momento, uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo .

Suspeita entre líderes 

Outros líderes mundiais convivem com a possibilidade de infecção. A CNN diz que Donald Trump está “muito preocupado” com a chance de testar positivo para a Covid-19. O presidente dos Estados Unidos jantou ao lado de Bolsonaro e Wajngarten no em Mar-a-Lago, resort de Trump na Flórida. Ainda não se sabe se o norte-americano passou por testes. 

Justin Trudeau e a esposa Sophia, que está com coronavírus

Ainda nos EUA, os senadores Rick Scott, da Flórida, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, estão isolados por contra própria. Os dois estiveram no jantar de Trump com a comitiva brasileira. 

“Ouvi falar disso. Nós jantamos na Flórida, em Mar-a-Lago, com a delegação inteira, eu não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se ele estava lá, ele estava lá. Mas não fizemos nada de muito fora do comum. Nós nos sentados um do lado do outro por um período de tempo”, disse Trump na Casa Branca.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, está atento, já que a ministra Nadine Dorries, à frente da pasta de Saúde Pública, foi diagnosticada com o vírus. Boris, no entanto, não teve contato direto com ela nos últimos dias. 

A esposa de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, testou positivo para o coronavírus. “Envio a todos toda minha coragem e meus pensamentos calorosos (mas apenas abraços de ‘melhoras’ à distância!)”, brinca Sophie Grégoire Trudeau, que está isolada. O premiê canadense também segue despachando em casa e sem contato com a mulher.  

Peter Dutton , ministro de Interior da Austrália, informou que seu teste para o novo coronavírus deu positivo. Na semana passada, Dutton se reuniu com Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump. 

“Esta manhã acordei com febre e dor de garganta”, afirmou Dutton, que também se encontrou com procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr.

“A política das autoridades de Saúde é que quem dá resultado positivo deve ser hospitalizado e eu cumpri a instrução”, acrescentou

Publicidade

Foto: foto 1: Alan Santos/PR/foto 2: Reprodução/Facebook/foto 3: Getty Images


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.


X
Próxima notícia Hypeness:
Raspar os dentes pode provocar uso de dentadura antes dos 40, alertam dentistas sobre prática