Inovação

Brasileiros criam pulseira que avisa pais surdos quando bebê chora

por: Yuri Ferreira


O único modo de comunicação do bebê, a voz, pode não ser ouvida por pais surdos. E se antes não tínhamos solução para isso, a tecnologia vem parar mudar tudo para sempre – tornando a conexão entre pais e crianças mais forte. Um grupo de engenheiros brasileiros do Instituto Mauá está desenvolvendo uma pulseira que avisa pais surdos quando o bebê está chorando.

O ‘Projeto Silence’ apresenta como solução um par de pulseiras integradas por wi-fi e bluetooth capazes de, através da vibração, transmitir a intensidade do choro de crianças para o quem está cuidando do pequeno ou da pequena.

– Bebê fotografada com cara de brava após parto é síntese de 2020

O Projeto Silence tem como missão ajudar a conexão entre pais surdos e suas crianças

A tecnologia, ainda está em fase de desenvolvimento, parece um simples smartwatch. Os microfones embutidos e uma vibração suficiente para acordar um adulto enviam informações sobre choro e sua intensidade.

“Muitos pais têm medo de não ouvir o choro de seu bebê durante a noite. E quando os pais têm algum tipo perda auditiva?”, é a premissa da ideia, conforme registrado nas redes sociais do projeto.

– Mãe cria aplicativo que interpreta o choro do bebê para pais deficientes auditivos

Além da questão sonora, o Silence conta um localizador por GPS. Segundo um dos criadores, se trata de uma função que surgiu de uma demanda na vida real.

“Decidimos incluir o rastreador, porque em uma das palestras que fomos para a comunidade surda, um filho ouvinte de surdos nos contou do dia em que seus pais o perderam no shopping quando era criança. Ele falou sobre a dificuldade que foi para os pais reencontrá-lo porque não encontraram seguranças que falassem libras e não conseguiam pedir ajuda. O GPS poderia ajudar em uma situação como essa”, disse Carlos Peres à Revista Crescer.

– Bebê surda reage com emoção ao ouvir pela primeira vez com aparelho

Em desenvolvimento desde 2018, o ‘Projeto Silence’ ainda não está disponível para a venda mas versões de teste já estão sendo aplicadas para pessoas surdas. A criação surgiu de um projeto de TCC de Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem na faculdade. A previsão de custo do aparelho está na faixa dos 160 reais.

Confira novidades sobre no Instagram:


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
UERJ desenvolve ‘coronatrack’ para detectar coronavírus no ambiente