Futuro

Casa do futuro: invenção que não deu certo no passado é recriada e faz sucesso no AirBnb

Mari Dutra - 03/03/2020 | Atualizada em - 02/03/2020

1968 foi um dos anos mais loucos que o último século viveu. Assassinato de Martin Luther King e de Kennedy, Guerra do Vietnã, manifestações no mundo inteiro, AI-5 no Brasil… E, entre um caos e outro, inventava-se a Casa do Futuro.

A “Future House” é uma obra do arquiteto finlandês Matti Suuronen. Com uma inspiração nada sutil na conquista espacial, as unidades eram vendidas como casas portáteis, visto que poderiam ser montadas e desmontadas em apenas dois dias, ou simplesmente transportadas de helicóptero.

Future House

Foto via Messy Nessy

As residências com formato de elipse tinham como proposta se tornar a nova grande ideia em termos de construção, mas as coisas não deram tão certo quanto planejado. Menos de 100 casas do futuro foram construídas até que alguém percebeu que viver em um lugar que lembra uma nave espacial talvez não fosse o sonho de muita gente…

Fato é que, como conta um artigo publicado pelo site Messy Nessy, muitas destas cápsulas chegaram a ser vandalizadas na metade dos anos 70, os moradores abandonaram seus lares e o projeto acabou sendo abandonado. Surpreendentemente, alguém decidiu reviver o conceito e hoje é possível alugar uma versão 2.0 da Casa do Futuro através do Airbnb.

A novidade foi desenhada pelo arquiteto escocês Roderick James e, assim como sua inspiração, pode ser montada e desmontada facilmente. Entretanto, ela possui também algumas funções extras, como a possibilidade de adicionar rodas ou boias para melhorar a mobilidade tanto em terra quanto no mar.

O projeto foi apelidado de AirShip e pode ser reservado através do Airbnb Plus. Os hóspedes que desejarem desfrutar de um final de semana na cidade de Drimnin, interior da Escócia, terão que desembolsar apenas £ 400 (cerca de R$ 2.300) para passar três noites neste pedacinho de futuro.

Com o sucesso da iniciativa, difícil mesmo vai ser encontrar um final de semana disponível para sua viagem.

Veja mais fotos da AirShip

Publicidade

Fotos: Reprodução Airbnb, exceto quando especificado


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.